Grafiteira Criola é a entrevistada do Trace Trends desta terça no RedeTV!

Divulgação 

Natural de Minas Gerais, Tainá Lima, mais conhecida como Criola, usa latas e sprays de tinta para expressar sua arte nas telas e nos muros da cidade, ao mesmo tempo que visa empoderar mulheres. Ela relata que o interesse pelo grafite começou em 2012, quando também teve contato com o movimento Hip Hop. “Estava me descobrindo como uma mulher preta, descobrindo racismos que antes não percebia e aquilo foi acumulando em mim. Ia para as batalhas de MC 's aqui em BH e me encontrei nesse lugar. Era a arte que estava mais próxima de mim, da minha realidade de vida”, afirma.
 
Criola menciona que as inspirações para suas pinturas partem de suas próprias reflexões enquanto mulher negra e que tem pensado muito na sociedade, na natureza e na energia feminina. Ao comentar se o grafite é uma arte envolta aos estigmas, pondera: “Rola muito preconceito, principalmente de outros setores de arte mais tradicionais, pelo fato de vir de uma contracultura. No muralismo as pessoas que ganham visibilidade são brancas e homens. Existe esse estigma, sim, mas sinto que está mudando”.
 
Recentemente um dos trabalhos da grafiteira está sendo alvo de polêmicas. A obra de 1.365 m², que retrata uma mulher negra com uma cobra atravessando o útero, foi realizada na lateral de um prédio no centro de Belo Horizonte após a aprovação dos condôminos, exceto de um que levou o caso para a Justiça e agora pede a remoção da pintura.
 
“É um apagamento. Eu falo que quando não nos matam fisicamente, tentam nos matar simbolicamente. É o que está acontecendo. A questão não é simplesmente apagar, é a discussão que existe por trás disso. Ele entrou na Justiça para apagar a pintura alegando que ela era de ‘gosto duvidoso’. Quem dita o que é belo e o que é feio? Quem dita padrões para toda uma sociedade e coloca uma verdade como única?”, avalia.
 
A criação artística em questão faz parte do festival Circuito Urbano de Arte (Cura) de 2018. O processo segue em aberto e um abaixo-assinado a favor da obra está sendo promovido na internet.
 
A entrevista completa será exibida no Trace Trends desta terça-feira (15), às 22h30, na RedeTV!.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato