Orquestras juvenis da Bahia, que formam o NEOJIBÁ, são tema de filme do canal Curta!

Divulgação curta!

Criados em 2007, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, conhecidos pela sigla NEOJIBÁ, configuram uma importante iniciativa de inclusão social através da música. Em 2020, 13 anos após sua criação, o projeto se torna tema de um documentário dirigido por Sergio Machado e George Walker Torres, que estreia na TV pelo canal Curta!.

O longa, intitulado “NEOJIBÁ — Música Que Transforma”, mostra os resultados desse projeto social, que oferece formação musical a jovens baianos em situação de vulnerabilidade social. A narrativa acompanha, em ensaios e em situações da vida privada, os integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia, principal conjunto surgido dentro do NEOJIBÁ. O filme revela as dificuldades, mas também as conquistas desses jovens músicos, além das mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas, famílias e comunidades.

Aclamado internacionalmente, o NEOJIBÁ promove belos concertos regidos pelo maestro Ricardo Castro, além de levar os jovens para apresentações em outros países. O documentário acompanha uma turnê pela Europa da Orquestra Juvenil da Bahia e traz, por exemplo, imagens de um espetáculo na Philharmonie de Paris, em que os artistas tocam obras sinfônicas e o “Tico Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu. O vídeo da apresentação já circula pelas redes sociais do NEOJIBÁ, atingindo mais de um milhão de visualizações. 

“NEOJIBÁ — Música Que Transforma” é uma produção da Janela do Mundo, viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. A estreia é Segunda da Música, 28 de dezembro, às 22h20.

Filme de João Jardim discute a realidade das escolas e dos estudantes brasileiros

No documentário ''Pro Dia Nascer Feliz'', do diretor carioca João Jardim, a complexa realidade escolar brasileira é protagonista. O longa foi gravado em meio a um momento conturbado, quando jovens de São Paulo ocupavam escolas   em protesto contra a reestruturação proposta pelo governo estadual da época. 

Com enfoque em estudantes adolescentes de três estados brasileiros e de classes sociais distintas, o longa observa as inquietações desses jovens a partir da escola. O filme também entrevista professores, que analisam as desigualdades e a violência no ambiente escolar. A exibição é na Quinta do Pensamento, 31 de dezembro, às 22h30.

Segunda da Música – 28/12

22h20 – “NEOJIBÁ — Música Que Transforma” (Documentário)

O documentário apresenta a trajetória do NEOJIBÁ — Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um dos mais bem- sucedidos projetos de inclusão social do Brasil. Sua principal formação, a Orquestra Juvenil da Bahia, formada por jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, é reconhecida internacionalmente. O filme revela as dificuldades e conquistas dos jovens músicos, as mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas e como isso impacta suas famílias e comunidades. O filme também apresenta concertos da Orquestra Juvenil da Bahia regidos pelo maestro Ricardo Castro com a participação de grandes nomes da música clássica, como a pianista Martha Argerich, a violinista Midori e o percussionista Colin Currie. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de dezembro, terça-feira, às 02h20 e às 16h20; 30 de dezembro, quarta-feira, às 10h25; 02 de janeiro, sábado, às 14h05; 03 de janeiro, domingo, às 21h05. 

Terça das Artes - 29/12

22h30 – "Paulo Autran — O Senhor dos Palcos” (Documentário)

Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro de todos os tempos. Diretor: Marco Abujamra. Duração: 82 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de dezembro, quarta-feira, às 02h35 e às 16h30; 31 de dezembro, quinta-feira, às 10h35; 02 de janeiro, sábado, às 12h; 03 de janeiro, domingo, às 19h.

Quarta de Cinema – 30/12

22h15 – “Person” (Documentário) 

Através de entrevistas com amigos, familiares e pessoas que trabalharam com o cineasta paulista Luiz Sérgio Person, a sua filha, Marina, busca descobrir algo mais do que datas e dados biográficos. Diretora: Marina Person. Duração: 76min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 31 de dezembro, quinta-feira, às 2h15 e 16h15; 01 de janeiro, sexta-feira, às 10h15; 02 de janeiro, sábado, às 15h35; 03 de janeiro, domingo, às 22h35. 

Quinta do Pensamento – 31/12

22h30 – “Pro Dia Nascer Feliz” (Documentário)

O adolescente, com suas angústias e inquietações, e, em especial, a maneira como ele se relaciona com um ambiente fundamental em sua formação — a escola — são o foco central de investigação de "Pro Dia Nascer Feliz". Filmado em três estados brasileiros, abordando classes sociais distintas, o documentário de longa-metragem de João Jardim é um diário de observação do adolescente brasileiro, onde os professores também expõem seu cotidiano profissional, ajudando a pintar um quadro complexo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar.  Diretor: João Jardim. Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 01 de janeiro, sexta-feira, às 2h30 e às 16h30; dia 02 de janeiro, sábado, às 22h, dia 03 de janeiro, domingo, às 13h30; dia 04 de janeiro, segunda-feira, às 02h35 e às 10h30.

Sexta da Sociedade – 01/01

20h – “Rotas da Escravidão” (Série) — Ep: “1375 - 1620: Por Todo o Ouro do Mundo”

No final da Idade Média, a Europa descobriu a principal área de geração de riqueza do planeta: a África. Os primeiros a explorarem o continente foram os portugueses, que voltaram não só com o ouro da região, mas também com milhares de nativos para vender como escravos. Os portugueses estabeleceram as primeiras colônias inteiramente povoadas por escravos. Ao largo da costa do Garbão, a Ilha de São Tomé tornou-se o “campo de testes” para o sistema de exploração mais rentável à época: as plantações. Diretor: Daniel Cattier, Fanny Glissant, Juan Gélas. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 02 de janeiro, sábado, às 0h e às 10h30; 03 de janeiro, segunda-feira, às 18h; 04 de janeiro, terça-feira, às 14h; 05 de dezembro, quarta-feira, 05h.

Sábado – 02/01

17h30 – “O Som e o Silêncio” (Série) — Ep. “Violão de Sete Cordas”

O artesão Rogério Santos passou toda a infância na Funabem e foi ali que entrou em contato com a marcenaria e a construção de violinos. Foi a partir daí que chegou à fabricação de violões. No estúdio, o violonista Paulão Sete Cordas diz para o percussionista Marcos Suzano, apresentador da série, que a música é onde sua vida acontece e se realiza. Acompanhados de Ramon Araújo, filho e discípulo de Paulão, os três tocam juntos. Diretores: José Joffily e Pedro Rossi. Duração: 27 min. Classificação: Livre Horários alternativos: 03 de janeiro, domingo, às 08h45.

Domingo – 03/01

09h15 - “Sons Brasilis” (Série) – Ep. "Samba"

O samba tem suas raízes na África, trazido pelos negros escravos no período colonial brasileiro. Misturando batuque e dança, foi perseguido, ameaçado, censurado, mas jamais calado. Transformou-se em patrimonio imaterial da humanidade e pode ser considerado um dos maiores símbolos de resistência cultural e histórica do Brasil. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo e tem a participação de Teresa Cristina, Tia Surica e Grazzi Brasil, entre outros.  Diretora: Adriana L. Dutra Duração: 26 min. Classificação: Livre 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato