Partituras revela diversidade que marcou a Bienal de Música Brasileira

Divulgação

O Partituras inédito de domingo (27), reúne as apresentações de música eletroacústica-mista que fizeram parte da XXIII Bienal de Música Brasileira, evento realizado em novembro de 2019, fruto da parceria entre Funarte e Universidade Federal Fluminense. O programa vai ao ar às 22h30, na TV Brasil.

Os artistas apresentam as composições “Memória Para Quatro Vozes Femininas e Delays” (Jocy de Oliveira), “ Unruhe” (Almeida Ribeiro), “Vanishing Point” (Luciano Leite Barbosa), “Rastros#1” (César Traldi e Daniel Barreiro), “Famigerado” (Gustavo Bonin) e “Dodecafunk” (Tim Rescala).

Na música eletroacústica, cantores e músicos manipulam de frequências para a construção de sonoridades. O efeito de “alucinação auditiva” ocorre com a difusão feita por caixas de som espalhadas em diferentes pontos das salas de concerto. O recurso se dá com instrumentos musicais, vozes humanas, ruídos e outros sons, que se misturam e se combinam.

A diversidade de linguagens musicais, que combinam instrumentos e aparato técnico, foi destaque na Bienal, que envolveu três categorias: orquestra sinfônica, formações de câmara – com até nove integrantes, (com ou sem difusão eletroacústica mista e/ou um pequeno coro) – e peças exclusivamente eletroacústicas.

Os shows foram gravados no Centro de Artes da UFF, em Niterói, na Sala Cecília Meireles e no Teatro Dulcina, da Funarte, no Centro do Rio de Janeiro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato