Home Top Ad

Retratos da Dança entrevista Grupo Contemporâneo de Dança Livre

Share:

Divulgação

A TV Brasil exibe, neste domingo (6), episódio inédito da série documental Retratos da Dança, às 23h30, com o Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Durante esta edição do programa da Rede Minas, os integrantes do grupo falam de suas trajetórias artísticas e do trabalho que desenvolvem juntos.

Desde 2010, o Grupo Contemporâneo de Dança Livre atua com processos colaborativos, pesquisa e criação em dança contemporânea para palco e rua. Composto por indivíduos com formações artísticas distintas, o grupo valoriza as diferenças e características dos artistas como mote para a criação. 

Duna Dias, Heloisa Rodrigues, Leonardo Augusto e Socorro Dias são seus integrantes. Eles  buscam a renovação e formação de um novo público para a dança contemporânea, a criação de novos coletivos de artistas, a manutenção de experiências em criação compartilhada e o desenvolvimento de obras inéditas a partir do enfrentamento às instâncias de poder, opressão e os modelos de dança impostos. 

"Importante destacar o aspecto heterogêneo, a história de cada artista. A vivência de cada um de nós é diferente e se soma, e assim conseguimos criar um trabalho que é uma fala dos quatro", explica Duna Dias, uma das fundadoras e bailarina, produtora e gestora cultural do Grupo Contemporâneo de Dança Livre.

Duna é estudante do curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Minas Gerais e tem graduação em Educação Física, formação técnica em teatro e experiência nas múltiplas possibilidades da dança.

Sua mãe, Socorro Dias, também é uma das fundadoras do grupo. Bailarina profissional desde a década de 80, Socorro tem habilitação em coreografia, direção e figurino, e traz para o trabalho de corpo sua experiência em dança afro.

Outro fundador do Grupo Contemporâneo de Dança Livre é Leonardo Augusto, que iniciou seu percurso artístico no teatro. É graduado em Educação Física, técnico em teatro e cinema e profissional de dança e teatro pelo Sated MG. 

Heloisa Rodrigues iniciou seus estudos na dança em jazz e balé contemporâneo. Fez Licenciatura em Dança na UFMG e é professora de ballet para crianças em diversas escolas de Belo Horizonte. 


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.