Retratos da Dança entrevista Grupo Contemporâneo de Dança Livre

Divulgação

A TV Brasil exibe, neste domingo (6), episódio inédito da série documental Retratos da Dança, às 23h30, com o Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Durante esta edição do programa da Rede Minas, os integrantes do grupo falam de suas trajetórias artísticas e do trabalho que desenvolvem juntos.

Desde 2010, o Grupo Contemporâneo de Dança Livre atua com processos colaborativos, pesquisa e criação em dança contemporânea para palco e rua. Composto por indivíduos com formações artísticas distintas, o grupo valoriza as diferenças e características dos artistas como mote para a criação. 

Duna Dias, Heloisa Rodrigues, Leonardo Augusto e Socorro Dias são seus integrantes. Eles  buscam a renovação e formação de um novo público para a dança contemporânea, a criação de novos coletivos de artistas, a manutenção de experiências em criação compartilhada e o desenvolvimento de obras inéditas a partir do enfrentamento às instâncias de poder, opressão e os modelos de dança impostos. 

"Importante destacar o aspecto heterogêneo, a história de cada artista. A vivência de cada um de nós é diferente e se soma, e assim conseguimos criar um trabalho que é uma fala dos quatro", explica Duna Dias, uma das fundadoras e bailarina, produtora e gestora cultural do Grupo Contemporâneo de Dança Livre.

Duna é estudante do curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Minas Gerais e tem graduação em Educação Física, formação técnica em teatro e experiência nas múltiplas possibilidades da dança.

Sua mãe, Socorro Dias, também é uma das fundadoras do grupo. Bailarina profissional desde a década de 80, Socorro tem habilitação em coreografia, direção e figurino, e traz para o trabalho de corpo sua experiência em dança afro.

Outro fundador do Grupo Contemporâneo de Dança Livre é Leonardo Augusto, que iniciou seu percurso artístico no teatro. É graduado em Educação Física, técnico em teatro e cinema e profissional de dança e teatro pelo Sated MG. 

Heloisa Rodrigues iniciou seus estudos na dança em jazz e balé contemporâneo. Fez Licenciatura em Dança na UFMG e é professora de ballet para crianças em diversas escolas de Belo Horizonte. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato