Série Guerras do Brasil.Doc revela gênese de organizações criminosas

Divulgação

''A Universidade do Crime'' é o quinto e último episódio inédito da série Guerras do Brasil.Doc, que a TV Brasil leva ao ar nesta sexta (11), à meia-noite e meia. Nesta edição, o seriado documental mostra uma guerra contemporânea, travada nas ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos.  

Para entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios brasileiros e coordenam o tráfico de drogas, a produção conversa com o chefe da Polícia do Rio de Janeiro entre 1995 e 1997 Hélio Luz, o delegado federal e ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro José Beltrame, além do cientista político Bruno Paes Manso, da socióloga Camila Nunes Dias e do jornalista Carlos Amorim. Com direção de Luiz Bolognesi e exibição exclusiva na televisão aberta, a atração lembra os principais conflitos armados ocorridos no Brasil. 

Este episódio relata a falência do sistema prisional brasileiro e apresenta aspectos da estrutura do crime organizado no país. No caso do Rio de Janeiro, o documentário conta a origem do Comando Vermelho (CV) - que nasceu e cresceu nos presídios cariocas - e como a facção estruturou o crime e o tráfico nas comunidades da cidade. 

A edição desta sexta também fala do surgimento do Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo na década de 1990. Revela como a organização foi composta, de que forma financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência do Estado.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato