Home Top Ad

Série Guerras do Brasil.Doc revela gênese de organizações criminosas

Share:

Divulgação

''A Universidade do Crime'' é o quinto e último episódio inédito da série Guerras do Brasil.Doc, que a TV Brasil leva ao ar nesta sexta (11), à meia-noite e meia. Nesta edição, o seriado documental mostra uma guerra contemporânea, travada nas ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos.  

Para entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios brasileiros e coordenam o tráfico de drogas, a produção conversa com o chefe da Polícia do Rio de Janeiro entre 1995 e 1997 Hélio Luz, o delegado federal e ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro José Beltrame, além do cientista político Bruno Paes Manso, da socióloga Camila Nunes Dias e do jornalista Carlos Amorim. Com direção de Luiz Bolognesi e exibição exclusiva na televisão aberta, a atração lembra os principais conflitos armados ocorridos no Brasil. 

Este episódio relata a falência do sistema prisional brasileiro e apresenta aspectos da estrutura do crime organizado no país. No caso do Rio de Janeiro, o documentário conta a origem do Comando Vermelho (CV) - que nasceu e cresceu nos presídios cariocas - e como a facção estruturou o crime e o tráfico nas comunidades da cidade. 

A edição desta sexta também fala do surgimento do Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo na década de 1990. Revela como a organização foi composta, de que forma financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência do Estado.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.