Home Top Ad

Telecine conta a história dos 125 anos do cinema em festival com 382 filmes divididos em 32 mostras

Share:

Reprodução

Em 1895, acontecia a primeira exibição pública de um filme nos fundos de um tradicional café parisiense. As imagens em movimento, apresentadas em pouco menos de 60 segundos, foram gravadas pelos irmãos Louis e Auguste Lumière e receberam o nome de A Chegada de Um Trem na Estação (L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat, no título original). O episódio marcou o início do cinema, cuja trajetória completa 125 anos no dia 28 de dezembro e ganha um resgate completo no Festival 125 Anos de Cinema, que apresenta 32 mostras e 382 filmes com exibição no Telecine Cult, a partir de domingo (06), e na plataforma de streaming.

O Festival 125 Anos de Cinema contempla desde o Primeiro Cinema até o Cinema Mundial Contemporâneo, passando por fases como Impressionismo Francês, Expressionismo Alemão, Era de Ouro de Hollywood, Neorrealismo Italiano e Cinema Novo Brasileiro. Charles Chaplin, Ingmar Bergman, Alfred Hitchcock, Federico Fellini, Stanley Kubrick e Pedro Almodóvar são alguns dos cineastas que ganham um especial dedicado a eles. As mostras seguem até junho de 2021, sempre aos domingos no Telecine Cult e, a qualquer momento, no streaming da marca.

A mostra Pioneiras do Cinema abre o festival com produções dirigidas por nomes como Alice Guy-Blaché, primeira mulher cineasta da história que, inclusive, estava presente na sessão dos Irmãos Lumière em 1895; e Lois Weber, cineasta norte-americana popular na era do cinema mudo por explorar temáticas consideradas muito à frente do seu tempo.

Destaque para A Órfã do Oceano (1916) e O Cair das Folhas (1912) de Alice Guy-Blac; e Suspense (1913) de Lois Weber; e Mulheres De Ryazan (1927) da diretora russa Olga Preobrazhenskaya.

Os filmes integram a cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filme são gratuitos para novos usuários.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.