Aniversário de Tom Jobim é celebrado com documentário em sua homenagem

Divulgação

Considerado a principal força por trás da Bossa Nova, o maestro, cantor e compositor Tom Jobim faria aniversário de 94 anos neste dia 25 de janeiro. Para comemorar, o canal Curta! exibe o documentário ''A Música Segundo Tom Jobim'', de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim, neta do maestro.

Assim como a máxima do próprio Tom, que dizia que “só a linguagem musical basta”, o longa conta a história do artista a partir de diversas performances de suas composições mais lendárias, sem qualquer tipo de narração, legenda ou depoimentos. Entre as canções, estão clássicos como "Garota de Ipanema", "Chega de Saudade" e "Águas de Março".

O filme apresenta uma série de gravações realizadas no Brasil e em outros países, revelando um rico material de arquivo. Entre as muitas performances, estão as de artistas como Frank Sinatra, Judy Garland, Ella Fitzgerald, Gal Costa, Elis Regina, Paulinho da Viola e Gilberto Gil. O documentário aborda, ainda, a parceria entre Tom e Vinicius de Moraes, e a influência da música erudita em sua obra. A exibição é na Segunda da Música, 25 de janeiro, às 22h30.

Documentário de Belisario Franca fala de economia sustentável na Amazônia

O documentário “Amazônia Eterna”, dirigido por Belisario Franca, mostra como nove projetos para o uso da Floresta Amazônica de forma sustentável podem beneficiar a população local e ainda promover parcerias economicamente vantajosas.

O filme foi o vencedor do prêmio de melhor documentário no Brazilian Film & Television Festival of Toronto, em 2013, contando com imagens impressionantes da floresta. A proposta é apresentar uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre atividades da chamada “economia verde” e o ecossistema amazônico. A exibição é na Sexta da Sociedade, 29 de janeiro, às 22h30.

Segunda da Música – 25/01

22h30 – ''A Música Segundo Tom Jobim''

Conheça a história do cantor e compositor Tom Jobim, considerado a principal força por trás da Bossa Nova. "A Música Segundo Tom Jobim" é um filme de montagem, que apresenta uma seleção de performances das principais canções de Tom Jobim gravadas em filmes e/ou vídeos, no Brasil e no exterior. Além dos intérpretes famosos do passado e de diversas nacionalidades e línguas, participam do filme jovens intérpretes brasileiros em cujo repertório destaca-se a obra de Tom Jobim. Diretor: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim. Duração: 85 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de janeiro, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 27 de janeiro, quarta-feira, às 10h30; 30 de janeiro, sábado, às 15h30; 31 de janeiro, domingo, às 22h30.

Terça das Artes - 26/01

22h30 – ''Caixas Mágicas'' (Série) — Episódio: "Olhar Obs-ceno: Hilda Hilst além da cena em 'O Verdugo''

Para Anatol Rosenfeld, importante crítico e teórico do teatro brasileiro, “é raro encontrar, no Brasil e no mundo, escritores, ainda mais nestes tempos de especializações, que experimentam cultivar os três gêneros fundamentais da literatura — a poesia lírica, a dramaturgia e a prosa narrativa — alcançando resultados notáveis nos três campos. A este pequeno grupo pertence Hilda Hilst”. A dramaturgia de Hilst, precursora no Brasil de uma escrita teatral feminina, se concentra no poder subversivo da palavra em cena. Diretor: Rodrigo Campos. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 27 de janeiro, quarta-feira, às 02h30 e às 16h30; 28 de janeiro, quinta-feira, às 10h30; 30 de janeiro, sábado, às 18h; 31 de janeiro, domingo, 09h15.

Quarta de Cinema – 27/01

22h05 – ''Na Ilha'' (Documentário)

“Na Ilha” é um documentário imersivo no processo de montagem de filmes. Vinte montadores do cinema brasileiro expõem as nuances dessa arte, seus segredos e processos. Com o cinema digital, muitos trabalham em suas casas ou escritórios, locais onde os filmes ganham sua forma final, e suas narrativas são construídas. Tudo pode mudar até o último minuto. O documentário mostra as escolhas e os métodos desses montadores e faz um panorama do cinema brasileiro. Diretor: Julia Bernstein e Vinícius Nascimento. Duração: 75min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 28 de janeiro, quinta-feira, às 2h05 e 16h05; 29 de janeiro, sexta-feira, às 10h05; 30 de janeiro, sábado, às 14h e 31 de janeiro, domingo, às 21h10.

Quinta do Pensamento – 28/01

20h30 – ''Fronteiras do Pensamento'' (Série) – Episódio: ''Janna Levin''

Com os olhos voltados para o universo, a respeitada física teórica e astrônoma Janna Levin busca compreender os buracos negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Para além do seu trabalho como pesquisadora, porém, Levin atua como importante divulgadora da ciência por meio dos seus romances. Seu livro mais recente, “A música do universo”, conta a história da obsessão de três cientistas e físicos – que receberam o Prêmio Nobel de Física em 2017 –, em uma jornada de 50 anos para detectar as ondas gravitacionais. Neste episódio, “Fronteiras do Pensamento”, a cientista fala sobre questões preciosas da nossa existência e, claro, sobre a ciência e seu papel unificador. Direção: André Brandão, Ricardo Carioba. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de janeiro, sexta-feira, às 0h30 e às 14h30; 30 de janeiro, sábado, às 19h45; 31 de janeiro, domingo, às 11h10; 01 de fevereiro, segunda-feira, às 08h30.

Sexta da Sociedade – 29/01

22h30– ''Amazônia Eterna'' (Documentário)

A Floresta Amazônica é, hoje, um imenso laboratório de experiências sustentáveis que revelam uma nova relação entre homens, corporações e este patrimônio natural imprescindível para a vida no planeta. Lá, são aplicadas as diretrizes de um novo modelo econômico mundial: a economia verde. Mas quanto valem os serviços que esta commodity invisível presta para a humanidade? E quem deve lucrar com isso? Em busca dessas respostas, o filme mostra iniciativas de sucesso, discute novas possibilidades com especialistas e mergulha numa viagem sensorial pelo cotidiano de quem habita a floresta. Diretor: Belisário Franca. Duração: 79 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de janeiro, sábado, às 02h30; 01 de fevereiro, segunda-feira, às 16h30; 02 de fevereiro, terça-feira, às 10h30.

Sábado – 30/01

19h10 – ''Clássicos do Rock'' (Série) – Ep. ''Joan Baez''

Show da cantora de música folk Joan Baez, ícone da contracultura americana. Diretor: John Dauriac. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 31 de janeiro, domingo, às 10h30.

Domingo – 31/01

14h15 – "Clementina” (Documentário)

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus, incluindo os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado. Diretora: Ana Rieper. Duração: 75min. Classificação: Livre. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato