AudioDay 2021: Globo amplia presença no mercado de áudio com investimento em podcasts originais e anuncia parceria com o B9

Divulgação Globo

O crescimento da presença do áudio digital no dia a dia dos brasileiros foi o tema do AudioDay Globo 2021, realizado na tarde desta quinta-feira, 21, com a participação de executivos da empresa, mercado publicitário, profissionais do mercado independente ligados à produção e distribuição de podcasts e talentos que integram o catálogo de áudio da Globo.

Na ocasião, a Globo apresentou também sua estratégia para este segmento ao lançar o Globoplay como um hub de podcasts, que passa a reunir em um ambiente único os mais de 80 podcasts de sucesso produzidos internamente pelo G1, GE e GShow, novos títulos produzidos por criadores e produtores independentes e ainda a transmissão das rádios CBN Rio e CBN SP, mais um avanço em seu processo de transformação digital e o relacionamento direto com o consumidor.
 
Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo, falou sobre a trajetória de transformação da empresa, que aposta na qualidade e na diversidade dos mais variados conteúdos e plataformas de áudio digital para estar cada vez mais perto do consumidor. "Os podcasts complementam as ofertas que a Globo faz em várias outras plataformas. Queremos estar sempre junto ao consumidor, no contexto em que ele vive, em seu cotidiano, sua jornada e, nesse cenário, o áudio é fundamental. E para isso convidamos também marcas, anunciantes e agências a criar e explorar com a gente esse mundo que estamos colocando no ar hoje", disse Nóbrega.
 
A principal novidade do evento foi o anúncio da parceria com o B9, uma das maiores e mais relevantes produtoras de conteúdo em áudio do país. A partir de agora, os programas Mamilos e Braincast, dois dos mais ouvidos nas plataformas de streaming, passam a ser promovidos e comercializados com exclusividade pela Globo.

“É indiscutível a importância que o B9 tem para o mercado de podcasts e, de maneira mais ampla, como veículo que há 18 anos fala sobre inovação, cultura, comportamento e criatividade. Apostamos muito nessa parceria, na complementariedade das nossas competências e, sobretudo, na visão dos sócios da rede para o futuro do podcast no Brasil.” aponta Guilherme Figueiredo, head de Áudio Digital da Globo.
“Participamos ativamente desse mercado desde 2005 e nos últimos anos o vimos crescer, tanto em número de ouvintes, quanto na oferta de conteúdo e na sofisticação da participação das marcas nessas conversas. A consolidação do mercado de áudio aponta para a diminuição do número de players, à medida em que se busca otimizar os esforços para atrair audiência e anunciantes. Nesse contexto, no momento que a Globo nos fez o convite de parceria, não tivemos dúvida de que era a melhor escolha. É uma marca brasileira, associada a um padrão de qualidade, com a qual temos orgulho de agora unir nossa trajetória", conta Carlos Merigo, sócio do B9 e apresentador do Braincast.
 
Outras parcerias com influenciadores relevantes das redes sociais, como Kaique Brito, Jeska Grecco, Samir Duarte e Amanda Dias, também foram anunciadas durante o evento. 
 
A contratação de novos talentos está entre as novidades para o setor. Como é o caso de Ivan Mizanzuk, estrela nativa do podcast que assina contrato exclusivo para desenvolver novos projetos, inclusive podcasts, além de trazer seu bem-sucedido 'Projeto Humanos' para o catálogo da Globo. “O mais legal de estar na Globo é poder contar com toda essa estrutura para contar grandes histórias, tanto de audiodocumentário quanto de ficção", disse Mizanzuk. "O 'Projeto Humanos' agora faz parte do catálogo da Globo, incluindo a série documental de 'O Caso Evandro”, que será lançada pelo Globoplay, dando um grande passo do áudio para o vídeo", destacou.
 
O evento foi conduzido pela jornalista Renata Lo Prete, âncora de O Assunto, um dos mais baixados da América Latina em 2020, segundo a Triton Digital, e por Juliana Wallauer, uma das sócias da B9 e co-apresentadora do Mamilos Podcast. Na ocasião, a Globo anunciou dados inéditos sobre o consumo de áudio digital no país, que destacam os podcasts como um dos territórios mais demandados atualmente – e também um dos mais promissores.

Pesquisa inédita encomendada pela Globo mostra o crescimento do consumo de podcasts no país
 
Todos esses movimentos marcam a capacidade da Globo de acompanhar as transformações do mercado e, sobretudo, de estar alinhada com o desejo do consumidor. Para isso, a empresa lança mão do relacionamento com as 100 milhões de pessoas que se conectam com ela todos os dias, além de estudos e pesquisas de mercado, como a realizada pelo instituto Kantar Ibope, em 2020, que investigou os avanços deste setor no país.
 
 A pesquisa revela que uma das modalidades que mais vêm crescendo são os podcasts: se, em 2019, 13% da população se declarava ouvinte de podcasts, um total de 21 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais, esse percentual passa para 17% da população, ou 28 milhões de pessoas, em 2020. “Esse crescimento também se reflete nos números da Globo. Tivemos um aumento de incríveis 450% nos downloads totais de 2020 em comparação com 2019”, disse Guilherme Figueiredo, explicando que esse salto foi impulsionado pelo lançamento de novos podcasts e a abertura de novos canais de distribuição proprietários como nas reportagens do G1, GE e Gshow. “Hoje, mais de 50% do consumo vem das nossas páginas proprietárias e deve crescer com a entrada no Globoplay “, aposta.
 
Guilherme ainda ressaltou que a distribuição dos podcasts em outras plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Podcasts, e nos serviços proprietários da Globo, como o Globoplay, G1, Ge e Gshow será mantida. “Ainda que a gente lance projetos especiais com o Globoplay, a grande maioria dos nossos podcasts permanecerá nas plataformas de áudio disponíveis”, disse.
 
Para o diretor de Negócios Integrados em publicidade da Globo, Eduardo Schaeffer, este é um mercado em franca expansão e chegar até o consumidor em todos esses canais traz vantagens para o negócio. “Esse modelo de distribuição permite que a gente faça a venda publicitária nos principais formatos disponíveis, como patrocínios, entrega dinâmica e programática", destaca o executivo. 
 
O evento contou ainda com a participação de Stefan Habergritz, executivo da plataforma Deezer e presidente do Comitê de áudio da Interactive Advertising Bureau Brasil, o IAB, falando sobre a evolução deste mercado, além de Carlos Merigo, co-fundador e editor - chefe do B9, junto com Cris Bartes, do  podcast Mamilos, e de podcasters que terão seus conteúdos publicados e coproduzidos pela Globo, como Ivan Mizanzuk, do 'Projeto Humanos'.

OS NOVOS PODCASTS DA GLOBO
 
Humor, astrologia, atualidade, aviação, maternidade, finanças, games... tem conteúdo novo e original para todos os gostos! São mais de 10 projetos originais e inéditos, além da chegada de consagrados podcasts e novos projetos que chagarão à plataforma ao longo de 2021.
 
Com a chegada do reality mais esperado do país, estreia também o “ BBB Tá On”, podcast apresentado por Jeska Grecco e Samir Duarte, para aqueles que curtem e querem saber -  de forma prática e divertida - o que está rolando na casa mais vigiada do Brasil. Além de trazer quadros e uma análise informativa sobre o que está acontecendo na casa, o podcatst também terá episódios especiais com depoimento do líder da semana, gravado diretamente da casa mais vigiada do Brasil.
 
Isabel Mueller e Titi Vidal, duas das mais respeitadas astrólogas do Brasil, se unem no 'Astrológicas’.  O programa dará dicas e explicará como os astros podem interferir nas nossas vidas. Toda semana, serão dois episódios: um temporal aos domingos detalhando o céu do momento e outro atemporal todas as quartas falando sobre algum termo astrológico popularizado, mas pouco conhecido a fundo, como o Retorno de Saturno e o famoso Mercúrio Retrógrado.
 
Kaique Brito, com seu humor impar já conhecido nas redes, apresentará o “ Pega Essa Ref”, em que traz seus questionamentos sobre cultura pop, séries, filmes, memes e debates sobre questões do momento para a Geração Z.
 
Lito Sousa, um dos maiores experts em aviação no Brasil e dono do maior canal sobre o tema na América Latina, embarca com seus curiosos casos da aviação e desmistifica ideias e preconceitos de quem tem medo de voar em episódios semanais no “ Atenção, Passageiros”.
 
Amanda Dias, do canal Grana Preta, enriquece o cardápio de ofertas com o “Fala, Emancipade”, podcast semanal feito para mulheres chefes de família e pessoas em geral, que querem ter acesso a informações que auxiliem na sua organização financeira do dia a dia e oriente em relação às suas grandes decisões da vida financeira.
 
Os fãs de jogos eletrônicos encontrarão semanalmente um podcast original, em parceria com o GE, dedicado a comentar o Campeonato Brasileiro da League of Legends.  Liderado por um dos maiores canais de League of Legends na Twitch, o podcast irá comentar, no calor do momento, o campeonato brasileiro de LOL.
 
E, em parceria com o G1 e apresentado pelas jornalistas Karina Godoy e Natália Ariede, com episódios semanais e convidados especiais, o podcast sobre parentalidade discute diversos temas ligados ao desafio de se criar filhos.
 
6 novos títulos de podcasts do O Globo e CBN, como o ‘Ao Ponto’ com Carol Mouran, o semanal ‘Lauro e Gabeira’, ‘Panorama CBN’, ‘Academia CBN com Mario Sérgio Cortella’, o ‘Nossa Língua De Todo Dia com Pasquale Cipro Neto e o ‘Rádio Sucupira’ também chegam à plataforma.
 
Além de podcasts novos e originais, os já consagrados Mamilos, Braincast e Projetos Humanos passam a integrar o catálogo de produtos de mídia da Globo.
 
Esses novos títulos se juntam aos mais de 80 títulos, produzidos pela Globo com programas liderados por nomes como Pedro Bial, Angélica e a equipe do semanal 'Fantástico', além de sucessos como 'O Assunto', apresentado pela jornalista Renata Lo Prete, que aborda diariamente os tópicos mais importantes do momento, e o divertido 'Alerta Spoiler!', que aborda o universo de séries com Fernando Caruso e Jaiê. Além destes, mais 40 podcasts de esporte, incluindo 'A Mesa', comandado por André Rizek e PVC, que formam um portfólio diversificado, que traz desde conteúdos ligados a temas do dia a dia até conteúdos voltados para interesses específicos.   

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato