Barbearias da periferia do Rio de Janeiro se tornam tema de filme de Emilio Domingos

Divulgação

Entre navalhas e tesouras, nasceu uma nova estética própria das favelas e periferias do Rio de Janeiro. Nasceu também o documentário ''Deixa na Régua'', do premiado Emilio Domingos (A Batalha do Passinho/Favela é Moda), a ser exibido no Curta!. Assim como em seus outros filmes, o diretor afirma a intenção de retratar o cotidiano periférico, pouco enfocado pelos grandes meios de comunicação das metrópoles.

A produção mostra as movimentadas barbearias da Zona Norte carioca como pontos de encontro entre jovens. Domingos documenta a transformação desses espaços em ambientes de sociabilidade e debate sobre diversos assuntos, sempre com graça e leveza, e a partir da voz dos frequentadores e dos barbeiros Belo, Deivão e Edi.

Além da autoestima trazida por um corte de cabelo estiloso, essas barbearias também são lugares onde relações humanas se desenvolvem, ultrapassando as barreiras do meramente comercial e consolidando vínculos de amizade e afeto. A exibição é na Sexta da Sociedade, 15 de janeiro, às 22h25.

Série traz reflexões de Graça Machel, política moçambicana que foi casada com Mandela

Com a proposta de provocar reflexões e apresentar novos caminhos para a experiência humana, a série “Fronteiras do Pensamento”, dirigida por André Brandão e Ricardo Carioba, traz grandes intelectuais contemporâneos que muito têm a contribuir através de suas perspectivas sobre o mundo, a vida e o futuro. 

O primeiro dos quatro episódios da temporada se concentra na política e ativista moçambicana Graça Machel, uma das mais importantes vozes africanas da atualidade. Ex-Ministra da Educação e Cultura de Moçambique, Machel foi nomeada pela ONU para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância, em 1990. Sua atuação a aproximou do líder sul-africano Nelson Mandela, com quem se casou em 1998. A exibição é na Quinta do Pensamento, 14 de janeiro, às 20h30.

Segunda da Música – 11/01

21h – ''O Som e o Silêncio'' (Série) – Episódio: ''Violão''

No estúdio, o músico Guinga reverencia os construtores de violões e arremata: “Não quero vender uma imagem falsa da relação que eu tenho com o instrumento: eu durmo com o violão ao meu lado desde que eu tenho 16 anos. Sempre dormi sozinho pra poder dormir com o violão do meu lado”. O luthier Lineu Bravo recebe o percussionista Marcos Suzano, apresentador da série, em sua oficina e lhe diz: “Guinga é um dos maiores melodistas que esse país, ou até esse planeta, já viu”.  Direção: José Joffily, Pedro Rossi. Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de janeiro, terça-feira, às 01h e às 15h; 13 de janeiro, quarta-feira, às 09h; 16 de janeiro, sábado, às 17h30; 17 de janeiro, domingo, às 08h45.

Terça das Artes - 12/01

22h - ''Sonhos Em Movimento'' (Documentário)

Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo “Kontakthof”. Em vez de empregar os bailarinos da sua famosa companhia, ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos das escolas da cidade de Wuppertal, que nunca tinham subido em um palco nem dançado antes. O documentário é sobre a história desses jovens e a dança. Direção: Anne Linsel, Rainer Hoffmann. Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de janeiro, quarta-feira, às 2h e às 16h; 14 de janeiro, quinta-feira, às 10h; 17 de janeiro, domingo, às 15h.

Quarta de Cinema – 13/01

22h20 – ''Banquete Coutinho'' (Documentário)

O documentário propõe um olhar abrangente sobre a obra do cineasta Eduardo Coutinho. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Diretor: Josafá Veloso. Duração: 74min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 14 de janeiro, quinta-feira, às 2h20 e 16h20; 15 de janeiro, sexta-feira, às 10h20; 16 de janeiro, sábado, às 15h35; 17 de janeiro, domingo, às 22h35. 

Quinta do Pensamento – 14/01

20h30 – ''Fronteiras do Pensamento'' (Série) – Episódio: ''Graça Machel''

A moçambicana Graça Machel é considerada uma das mais importantes ativistas africanas da atualidade. Este episódio revela a mente de Graça, que até hoje atua defendendo ações pela educação das crianças e das mulheres.  Direção: André Brandão, Ricardo Carioba. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de janeiro, sexta-feira, às 0h30 e às 14h30; 16 de janeiro, domingo, às 19h45; 18 de janeiro, segunda-feira, às 08h30.

Sexta da Sociedade – 15/01

22h25 – ''Deixa na Régua'' (Documentário)

Os salões de barbeiro das favelas e dos subúrbios são os lugares onde a nova estética da periferia nasce e se expande. Ponto de encontro dos jovens, os "barbeiros" se tornaram espaços de troca dessa juventude. “Deixa na Régua” entra nesse universo e, entre cortes, giletes e tesouradas, mostra o que se passa na cabeça dos barbeiros e de seus clientes. Diretor: Emilio Domingos. Duração: 73 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 16 de janeiro, sábado, às 02h25 e às 14h15; 17 de janeiro, domingo, às 21h15; 18 de janeiro, segunda-feira, às 16h25; 19 de janeiro, terça-feira, às 10h25.

Sábado – 16/01

22h - ''Jack Kerouac: O Rei dos Beats'' (Documentário) 

Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levou a literatura americana a novos níveis de criatividade e inspirou mudanças culturais e sociais. Desde sua infância católica, passando por seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, “Jack Kerouac: O Rei dos Beats” é, ao mesmo tempo, uma detalhada biografia e um comovente drama.  Direção: John Antonelli. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de janeiro, domingo, às 09h.

Domingo – 17/01

09h20 – ''Sons Brasilis'' (Série) – Episódio: ''Funk''

O funk tem sua origem nos EUA nos anos 1950, derivado da soul music. Uma música originariamente tocada e consumida por negros. Chegou ao Brasil na década de 70, ainda com letras em inglês, mas logo depois foi apropriado pela periferia, que abarcou o ritmo com a criação dos primeiros bailes funks. Nos anos 2000, houve um boom do funk no mercado e o impulsionamento de vendas de músicas, discos e videoclipes transformaram o gênero numa indústria que gera milhões ao ano. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e tem a participação de DJ Marlboro, MC Leonardo e Tati Quebra Barraco, entre outros. Diretora: Adriana L. Dutra. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato