'Esporte Espetacular' homenageia o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva

Divulgação

Adhemar Ferreira da Silva é o único atleta brasileiro a conquistar o bicampeonato olímpico de forma consecutiva em uma prova individual – foi ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque-52 e Melbourne-56. Mas o "Da Silva", como o público de 70 mil pessoas entoou na arquibancada da capital finlandesa logo após a primeira láurea, era muito mais do que isso. Entre as várias facetas que desenvolveu ao longo de 73 anos, estavam as de ator, músico, jornalista e diplomata. Na terça-feira, dia 12, a morte deste ícone nacional, vítima de uma parada cardíaca, completou duas décadas. O 'Esporte Espetacular' deste domingo, dia 17, faz uma homenagem ao cidadão que, além de dois pódios olímpicos, tinha três diplomas e falava fluentemente outros quatro idiomas.
 
Incentivada pelo pai, Adyel Silva escolheu a carreira de cantora. Chegou a morar com ele na Nigéria, onde Adhemar foi adido cultural do Brasil. No programa deste domingo, a ela interpreta a canção preferida do campeão, "Gente Humilde", de Chico Buarque, Aníbal Augusto Sardinha e Vinícius de Moraes. "Se eu sou musical, é por causa dele. Isso estava no DNA dele e está no meu. É uma coisa que ele gostava muito", conta a cantora.
 
Na segunda parte da reportagem sobre violência à mulher no esporte, o tema é o machismo no futebol e a responsabilidade dos clubes de formar cidadãos que saibam a importância de erradicar o preconceito nos gramados. "No futebol, as mulheres são tratadas de forma totalmente diferente dos homens. A gente sabe das dificuldades que elas passam e, mesmo tendo talento, não são valorizadas do jeito que poderiam", diz o atacante Richarlison, da seleção brasileira. Há também as referências femininas de sucesso no futebol. A árbitra Edina Alves é a única brasileira no quadro da Fifa. Ela percebe que o esporte está passando por uma transformação gradual: "A aceitação está muito maior. As pessoas estão com a cabeça mais aberta. Se ficassem da forma como era antigamente, o que esperar deste mundo?". 
 
VERÃO ESPETACULAR

O segundo domingo do 'Verão Espetacular' será em duas rodas. Direto de Atibaia, no interior de São Paulo, Everaldo Marques narra o Duelo de Motos, que promete tirar o fôlego, com acrobacias aéreas perfeitas. Cada piloto tem 90 segundos para fazer as manobras, que serão avaliadas por cinco especialistas a partir dos critérios variedade, execução, uso da pista, energia e estilo. A competição acontece na Pedra Grande, um ponto turístico da cidade muito procurado pelos praticantes de asa delta. Como em todos os eventos do ‘Verão Espetacular’ deste ano, não haverá presença de público por causa da pandemia.    
 
O 'Esporte Espetacular' deste domingo começa logo após o 'Auto Esporte'.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato