Home Top Ad

Ópera "Theodora" é destaque da noite de domingo na TV Brasil

Share:

Divulgação

O Partituras inédito que vai ao ar pela TV Brasil no domingo, dia 17, apresenta a primeira de duas partes da ópera “Theodora”, composta por George Frideric Handel em meados do séc. XVIII. O espetáculo, que a emissora exibe às 22h30, foi gravado na Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro) e é uma realização da Camerata Vocal e Orquestra da Associação de Canto Coral.

Entre um número e outro, o regente Jésus Figueiredo explica pormenores da obra de Handel e dá detalhes da adaptação.

“Ele (Haendel) trabalhava em parceria com libretistas: aqueles artistas que pegam uma história, um romance ou um texto bíblico e preparam aquele texto dentro dos pés métricos e de forma poética, para que seja musicado pelo compositor”, explica o maestro.

Composta em 1749 por Handel, a ópera narra a perseguição de cristãos por um governador romano. A história foi adaptada pelo diretor cênico João Wlamir para os dias atuais. Theodora é uma cristã fervorosa, mas antes de tudo, uma guerreira.

“’Theodora’ era diferente dos demais (libretos com que Haendel trabalhara) porque não era um texto bíblico”, acrescenta Figueiredo. “Era em cima de um romance, de uma história verídica que aconteceu no séc. III d.C. Ele (Handel) se impactou tanto com aquela história que a transformou inicialmente em um oratório. E, ao longo dos anos, tem sido apresentada em forma de ópera.”

O espetáculo traz os solistas Helen Heinzle (como Theodora), Lino Ramos (Dydimus), Leandro da Costa (Valens), Clayber Guimarães (Septimius), Júlia Anjos (Irene) e Guilherme Moreira (Messenger).


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.