Augusto Heleno diz que governo federal pode considerar ideia de criar cobrança variável de impostos sobre combustíveis

Reprodução

A ideia de criar uma cobrança variável de impostos sobre combustíveis pode ser considerada pelo governo federal para tentar estabilizar os preços. Foi o que adiantou em primeira mão à Rádio Bandeirantes o general Augusto Heleno, um dos ministros mais próximos de Jair Bolsonaro. Falando ao Jornal Gente, o general disse nesta sexta-feira (19) que é preciso "ter um basta nisso", numa referência à sucessão de aumentos anunciados pela Petrobras. “É incômodo para a República ter essa situação de aumento de combustíveis a cada semana, provocado pelo aumento do petróleo no mundo. A Petrobras é uma empresa com ações no mercado mundial, mas é obvio que tem que ter uma basta nisso. O presidente está preocupado, principalmente com os caminhoneiros. Sabemos o quanto o país sofre se houver greve de caminhoneiros”.

Enquanto discute uma solução definitiva, o governo vai zerar impostos federais sobre o diesel durante dois meses e sobre o gás de cozinha por tempo indeterminado. Em 2011, o Reino Unido criou um estabilizador do imposto sobre combustíveis que impede aumentos no preço final. Funciona assim: quando os combustíveis sobem com a alta do petróleo, o imposto cai e, na conta final, o valor pago pelo consumidor continua o mesmo.

A sugestão para que o Brasil pense nessa alternativa foi apresentada pelo jornalista Cláudio Humberto ao general Augusto Heleno, que gostou da ideia: “Essa sua sugestão é muito boa. A equipe econômica foi instada a buscar uma solução. Uma delas pode ser essa. Está se estudando, e tem dois meses para fazer isso, a busca de estabilização do preço”.

O general também foi questionado se Bolsonaro pensa em demitir o presidente da Petrobras. Roberto Castello Branco teria deixado o presidente da República bastante irritado ao afirmar que "não tem nada a ver com caminheiro". Augusto Heleno respondeu o seguinte quando indagado a respeito do que Bolsonaro quis dizer com o aviso de que "obviamente teria uma consequência". “Não sei. Ele disse genericamente que estava precisando acontecer alguma coisa na Petrobras. Ficou no ar. Isso aí ficou no ar”.

A íntegra da entrevista está disponível no canal da Rádio Bandeirantes no YouTube.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato