"CNN Nosso Mundo" debate o futuro das cidades após a pandemia

Divulgação

Na próxima sexta-feira, dia 26/02, às 22h30, o programa de entrevistas da CNN apresentado por Luciana Barreto e participações de Thaís Herédia, Lia Bock e Débora Freitas recebe Ciro Pirondi, arquiteto com mais de 30 anos de carreira, fundador da Escola da Cidade e atual diretor da Fábrica Escola de Humanidades e diretor da Fundação Oscar Niemeyer. Eles debatem o impacto da pandemia nos grandes centros e quais são as soluções para o futuro próximo.

Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas, em São Paulo, e doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Ciro foi responsável pela obra de revitalização do Copan, prédio desenhado por Oscar Niemeyer e um dos símbolos da cidade de São Paulo.

Autor de obras arquitetônicas com foco na revitalização de áreas públicas degradadas, o entrevistado do ''CNN Nosso Mundo'' faz um alerta sobre os desafios de viver nos grandes centros urbanos. "É hora de revermos a ocupação das nossas cidades", diz.

A preocupação de Ciro Pirondi tem fundamento. Nos próximos 30 anos, a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões, um aumento de 26% em relação aos 7,7 bilhões atuais. E outro dado importante: metade do planeta vive hoje em áreas urbanas e essa proporção deve aumentar para 70% até 2050, segundo a ONU.

Os desafios de viver nos grandes centros urbanos são enormes: problemas ambientais, mobilidade, desigualdade. Segundo Ciro Pirondi, uma reflexão já faz parte dos novos projetos nos grandes centros. "A pandemia nos obriga a repensar as cidades que fizemos e a rever o transporte coletivo", revela.

Para ele, que fez o Plano Diretor de Paraisópolis, junto com Ruben Otero e Anália Amorim, a ideia de periferia e centro é uma ideia equivocada. Ele completa com um importante alerta: "a cidade precisa de ações permanentes, não de 4 anos."

O programa ''CNN Nosso Mundo'' vai ao ar nesta sexta-feira, dia 26/02, às 22h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato