Greenpeace faz 50 anos em 2021 - doc conta a história

Divulgação

''Você está com o arpão ou está com a baleia? De que lado você está?”, indaga o ativista do Greenpeace Brian Fitzgerald, em depoimento ao cineasta francês Thierry de Lestrade, ao explicar a estratégia de mobilização do público promovida pela organização. O Greenpeace — que, em 2021, completa 50 anos de existência — é uma das entidades mais respeitadas do mundo, mas nem sempre foi assim. O longa “A História do Greenpeace”, que estreia no Brasil, conta como tudo começou, na década de 1970, e vai até os dias atuais. O filme, dirigido por Lestrade, é repleto de imagens históricas e de entrevistas com integrantes do grupo, vários deles ativos desde sua fundação.

No início, o Greenpeace se resumia a um pequeno grupo de hippies canadenses liderados pelo ativista Bob Hunter, que tinha o objetivo de lutar pela paz e pela causa ambiental. Já nos primeiros anos, conseguiram a adesão de pessoas de diversos países, adquiriram seus primeiros barcos e consolidaram a estratégia de chamar atenção para onde ocorriam os crimes ou ameaças ambientais, registrando imagens chocantes que eram veiculadas pela imprensa.

Com o passar dos anos, e após muitas campanhas bem-sucedidas, o Greenpeace foi se tornando propulsor de uma nova mentalidade, que entende melhor a importância da preservação do meio ambiente. Hoje, a organização conta com escritórios em 55 países e milhões de membros espalhados pelo mundo, e encara o desafio de disseminar suas campanhas através das redes sociais e de plataformas como o Youtube. A exibição é na Sexta da Sociedade, 12 de fevereiro, às 23h.

Hitchcock em doc, a partir do olhar de sua esposa 

Alfred Hitchcock é tema do documentário “Hitchcock — O Homem Por Trás do Ídolo”, um conteúdo da produtora francesa Arte dirigido por Laurent Herbiet. Um dos diretores de cinema mais reverenciados de todos os tempos, o “mestre do suspense” tem a vida desvendada pelo olhar de sua esposa, a roteirista e editora cinematográfica Alma Reville. 

Por mais de 50 anos, Alma esteve ao lado de Hitchcock na vida conjugal e profissional. Ela foi fundamental para a consolidação da obra do diretor. Entre luzes e sombras, ambos se misturam em diversos momentos, gerando uma produção cinematográfica que marcaria para sempre a história da sétima arte. A exibição é na Quarta do Cinema, 10 de fevereiro, às 22h40.

Segunda da Música – 08/02

21h – “Álbuns Clássicos” (Série) – Episódio: “Lou Reed — Transformer”

O episódio aborda a produção do disco "Transformer", de Lou Reed - que transformou o cantor e guitarrista da banda cult The Velvet Underground em superstar solo internacional. Diretor: Bob Smeaton Duração: 50 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 09 de fevereiro, terça-feira, às 01h e às 15h; 10 de fevereiro, quarta-feira, às 09h; 14 de fevereiro, domingo, às 00h.

Terça das Artes - 09/02

20h – "Matizes do Brasil” (Série) – Episódio: “Ernesto Neto”

Artista visual com trabalhos entre a escultura e a instalação, Ernesto Neto é um dos nomes mais proeminentes da arte contemporânea no Brasil e no mundo. Desde o início de sua carreira, nos anos 1980, vem produzindo obras que colocam em diálogo o espaço expositivo e as diversas dimensões do espectador — corporal, espiritual, individual ou coletiva. Neste episódio de “Matizes do Brasil”, o próprio Neto nos brinda com sua percepção bastante original sobre o fazer artístico. E, além dele, os críticos e curadores Luiz Camillo Osório, Márcio Doctors, Jochen Volz e Valéria Piccoli comentam sobre as diferentes fases da carreira do artista, desde obras como “A-B-A (chapa-corda-chapa)”, de 1987, até instalações recentes como “Cura Bra Cura Te”, de 2019. Diretora: Bianca Lenti.  Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de fevereiro, quarta-feira, às 0h e às 14h; 11 de fevereiro, quinta-feira, às 08h; 13 de fevereiro, sábado, às 21h15; 14 de fevereiro, domingo, 12h40.

Quarta de Cinema – 10/02

22h40 – “Hitchcock — O homem por trás do ídolo” (Documentário)

O que realmente sabemos sobre o homem por trás do diretor Alfred Hitchcock? Através dos olhos íntimos, gentis e críticos de sua esposa e colaboradora, Alma, este filme nos permite descobrir Hitchcock, sob nova luz. Diretor: Laurent Herbiet. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 11 de fevereiro, quinta-feira, às 2h40 e 16h40; 12 de fevereiro, sexta-feira, às 10h40; 13 de fevereiro, sábado, às 12h50 e 14 de fevereiro, domingo, às 3h30.

Quinta do Pensamento – 11/02

21h – “O Brasil de Darcy Ribeiro” (Série) – Episódio: “Havemos de Amanhecer”

Durante seu exílio, o antropólogo Darcy Ribeiro semeia reformas educacionais em universidades e torna-se um cidadão latino-americano. No Chile, assessora informalmente o presidente Salvador Allende. O golpe militar de 1973 aniquila a via do ‘socialismo em liberdade’. Em Lima, militares fazem uma revolução social e Darcy projeta o socialismo cibernético. Os anos de chumbo na América Latina pesam e os ventos do exílio já não lhe dizem mais nada. Descobre que tem câncer e consegue autorização especial para se operar no Brasil. Passa a vir com frequência até que a ditadura militar aceite a sua volta definitiva. Direção: Ana Maria Magalhães. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de fevereiro, sexta-feira, às 01h e 15h; 13 de fevereiro, sábado, às 10h30

Sexta da Sociedade – 12/02

23h – “A História do Greenpeace” (Documentário)

A criação do Greenpeace é provavelmente a aventura ambiental mais emocionante e heroica do século XX. O Greenpeace não apenas inventou o conceito de ecologia, mas também mudou para sempre as mentalidades das pessoas e a política internacional. Este documentário mostra como o grupo elaborou suas estratégias de mobilização do público para a causa ambiental. Diretor: Thierry de Lestrade. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de fevereiro, sábado, às 03h e às 13h50; 14 de fevereiro, domingo, às 21h;

Sábado – 13/02

22h - “Getúlio” (Documentário)

Os últimos dias do presidente Getúlio Vargas são retratados neste filme de ficção de João Jardim. Em 1954, o jornalista de oposição Carlos Lacerda sofre um atentado a bala na porta da sua casa, em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o major da Aeronáutica Rubens Vaz, que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo e passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato.  Diretor: João Jardim Duração: 94 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 14 de fevereiro, domingo, às 13h50.

Domingo – 14/02

18h50 – " Uruguai na Vanguarda” (Documentário)

A história de como os movimentos sociais no Uruguai colocaram na agenda do presidente José Mujica reivindicações como a legalização da maconha, o matrimônio igualitário, o aborto e a lei de cotas para afrodescendentes, assuntos que posicionam o país na vanguarda da luta pela justiça social no século XXI. Diretor: Marco Antonio Pereira. Duração: 71min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 15 de fevereiro, segunda-feira, às 15h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato