Onyx Lorenzoni sinaliza que Jair Bolsonaro pode vetar isenção de responsabilidade do fabricante por efeitos colaterais de vacinas

Divulgação

Onyx Lorenzoni sinaliza que Jair Bolsonaro pode mesmo vetar a isenção de responsabilidade do fabricante por eventuais efeitos colaterais de vacinas. O ministro concedeu a primeira entrevista a José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes, depois de assumir a Secretaria-Geral da Presidência nesta quinta-feira (25). A questão é muito importante porque se transformou no entrave para a compra da vacina da Pfizer, que fala em fornecer 100 milhões de doses ao Brasil.

Um projeto aprovado no Senado e que seguiu para a Câmara abre caminho para a aquisição nas condições impostas por empresas como o laboratório americano. No entanto, advertindo que ainda não conversou com o presidente sobre o assunto, Lorenzoni disse que a exigência deve ser vista com prudência. “Se você confia na sua tecnologia, se acha que ela é segura, por que está pedindo para que o país assuma as responsabilidades civis, e não o laboratório?”.

A empresa argumenta que, na América Latina, só Brasil, Argentina e Venezuela ainda não concordaram com a cláusula de responsabilidade. O ministro lembra, por outro lado, que outros fornecedores dispensaram exigências semelhantes, e compara a situação com um acidente de trânsito. “Essa vacina foi a mais rápida desenvolvida na história da humanidade. Temos avanços tecnológicos? Sim, que bom, palmas. Agora, não dá para, em nome da emergência, um país arcar com a responsabilidade que deveria ser daquele que produziu o produto. Seria parecido com um cara vender um carro no seu país... Bom, se meu freio quebrar e a pessoa bater em um poste, quem paga a indenização é o governo, não sou eu, fabricante. Ninguém iria aceitar isso”.

A vacina da Pfizer contra o coronavírus foi a primeira a ter recebido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária o registro definitivo para uso no Brasil.

A íntegra da entrevista está disponível no canal da Rádio Bandeirantes no YouTube.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato