Série estreia no Canal Futura, no Dia da Internet Segura, com alerta sobre proteção e segurança de crianças e jovens no ambiente virtual

Divulgação 

Saúde emocional, reputação digital, autonomia no acesso à internet, aliciamento online e autoproteção são alguns dos temas abordados na nova temporada da série de animação "Que Corpo É Esse?", que estreia no Canal Futura no dia 9 de fevereiro, Dia da Internet Segura, e tem como tema central a prevenção online. A série integra o projeto Crescer sem Violência, uma parceria entre Fundação Roberto Marinho - por meio do Futura -, Childhood Brasil e UNICEF Brasil, com apoio do Google, Facebook, Instagram, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e The Freedom Fund.

A estreia faz parte da programação oficial da Semana do Dia da Internet Segura (de 8 a 12 de fevereiro), promovida pela Safernet, instituição que é referência nacional no enfrentamento a crimes e violações dos Direitos Humanos na internet. A programação completa pode ser conferida em https://www.diadainternetsegura.org.br .

No dia 9 (terça-feira), uma mobilização digital vai ocupar as redes das instituições parceiras com a​s hashtags #EmCasaSemViolência​e #SID2021, alertando para a importância da prevenção e autoproteção. E no dia 12 (sexta-feira), às 11h, o canal do Futura no YouTube promove um debate online, aberto ao público, com a exibição de três episódios e a participação de especialistas, que vão abordar estratégias para garantir que a internet seja um ambiente seguro para crianças e jovens. (Veja a programação abaixo)

"O Crescer Sem Violência é um dos marcos mais relevantes do compromisso da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura com o direito das crianças a uma infância segura. Como tudo o que fazemos, é uma experiência de produção de materiais e metodologias feita a muitas mãos: crianças, famílias, a sociedade, os especialistas, educadores, empresas e produtores audiovisuais. É dessa soma que vem mais esta contribuição para que mais crianças cresçam e se desenvolvam plenamente e em segurança", diz João Alegria, gerente geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho.

Série de animação mostra o dia a dia de cinco irmãos
Produzida pela Split Studio, a série se divide em três faixas etárias (até 7 anos, de 8 a 14 anos e de 14 anos em diante) e acompanha as histórias dos irmãos ​Ariel, Dandara, ​Thainá, Cauã, Chris, seus pais e seus amigos. Em nove interprogramas, são tratados, de forma lúdica, temas como uso consciente da internet; autoproteção; parentalidade positiva; saúde emocional e autoflagelo; modelo de masculinidade tóxica; reputação digital e ideação suicida; leitura crítica das informações e relacionamento online. O primeiro episódio fala de sharenting - a superexposição de crianças nas redes sociais pelos pais - e os direitos à privacidade.

"A nova temporada do ‘Que Corpo é Esse?’ aborda um tema de suma importância que cada vez mais tem feito parte do cotidiano das crianças e adolescentes: a internet. Reconhecer os benefícios, mas especialmente compreender os riscos que a internet traz às crianças e adolescentes é fundamental para protege-los da violência online, otimizando, assim, as oportunidades do mundo digital", analisa Rosana Vega, chefe da área de proteção de crianças e adolescentes do Unicef.

Oficinas para profissionais da rede de proteção às crianças
O projeto Crescer sem Violência promove também a formação de educadores e profissionais do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes para atuar na prevenção e no enfrentamento de diferentes tipos de violências, em especial as violências sexuais, e distribui material pedagógico para instituições de todo o país. ​O projeto também prevê o oferecimento de minicursos online gratuitos e a elaboração de um kit com cadernos pedagógicos para todas as séries que compõem o projeto Crescer sem Violência. Com o material produzido para a segunda temporada de "Que Corpo É Esse?", a partir de março serão realizadas oficinas online para profissionais de secretarias de Assistência Social, Educação e Segurança Pública.

"Proteger crianças e adolescentes de violências é uma responsabilidade de todos, pois o impacto pode perdurar por toda a vida. O projeto Crescer Sem Violência soma esforços à sociedade brasileira ao apresentar, de forma lúdica, uma possibilidade para trabalhar a prevenção e autoproteção às violências infanto-juvenis no ambiente digital em um mundo cada vez mais conectado e com uso prolongado da internet sem o devido acompanhamento e orientação", diz Itamar Gonçalves, gerente de Advocacy da Childhood Brasil.

Os materiais, ​cursos online e episódios da série ficam disponíveis em https://www.crescersemviolencia.org.br. O projeto conta com mais três séries audiovisuais: "Que Exploração É Essa?", "Que Abuso É Esse?" e a primeira temporada de "Que Corpo É Esse?".

Que Corpo É Esse?
Canal Futura
Estreia: Dia 9/2
Terça-feira às 8h (maratona de pré-estreia). A partir de 10/2: quarta-feira, às 20h40, e sexta-feira, às 17h30.
A série "Que Corpo É Esse?", criada em parceria com Childhood Brasil e Unicef Brasil, traz como tema central de sua segunda temporada o tema "Prevenção Online".

Debate online
YouTube do Canal Futura
Dia 12 (sexta-feira), às 11h
Mediação: Caroline Arcari (escritora, pedagoga, mestra em Educação Sexual e consultora do projeto Crescer sem violência). Consultores convidados: Renata Assumpção (Instituto Alana), Viviana Santiago (Plan International), Juliana Cunha (Safernet) e Leonildo Moura (GIRAL Desenvolvimento Humano e Local).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato