Smithsonian Channel leva o público em missão interplanetária com a estreia de ''Novos Caminhos em Marte''

Divulgação Nasa

O documentário Novos Caminhos em Marte estreia no Smithsonian Channel (Claro 590/ BluTV 384) na noite de 15 de fevereiro, pouco antes da data prevista para a chegada do rover Perseverance a Marte (18 de fevereiro). A principal missão do Perseverance consiste em buscar rastros de vida passada no planeta vermelho. 

Junto com o helicóptero interplanetário Ingenuity, o Perseverance foi lançado pela Missão Mars 2020, da Nasa, em 30 de julho de 2020, a bordo de um foguete Atlas V, que partiu da base de Cabo Canaveral, na Flórida.  

Com uma hora de duração, Novos Caminhos em Marte acompanha de perto o desenvolvimento do projeto e da construção do Perseverance pelos engenheiros da Nasa. Trata-se da peça robótica mais sofisticada e complexa lançada até então pela Terra e o único rover equipado com tecnologia para detecção de eventuais sinais de vida passada. 

Do tamanho de um automóvel modelo SUV, o Perserverance possui instrumentos de alta complexidade. Entre eles, um braço robótico com pouco mais de dois metros, 23 câmeras, lasers e espectrômetros (aparelhos com potencial de detectar os mais imperceptíveis sinais de vida).

O especial faz ainda um apanhado da exploração humana a Marte, narra a história dos rovers e seus experimentos em solo marciano, enquanto imagens e animações dão vida à superfície do planeta vermelho. 

A produção também sai a campo com cientistas da Smithsonian Institution para revelar o que o planeta vermelho tem em comum com a Terra e o que os diferencia.

Para o telespectador, o documentário é acompanhado de um aplicativo de realidade aumentada que pode ser baixado gratuitamente na Apple App Store e no Google Play, a partir de 14 de fevereiro. O app  Mission to Mars AR permite, de forma inovadora, que o público faça parte da missão. Basta usar um smartphone ou um tablet para trazer o rover para o seu entorno ou sobrevoar o planeta vermelho a bordo do helicóptero Ingenuity. Produzido pelo estúdio Immersion, da Polônia, o aplicativo inclui ainda jogos que recriam com autenticidade os desafios enfrentados pelo Perseverance: desde os momentos críticos que antecedem a aterrissagem (conhecidos como “sete minutos de terror”) até a exploração em busca de sinais de vida ancestral. 

''Estamos na torcida para que o Perserverance encontre vestígios de vida em Marte. Apesar de ser uma missão a quase 210 milhões de quilômetros de distância da Terra, podemos ‘transportá-la’ até a casa dos usuários, graças ao recurso da realidade aumentada”, explicou Charles Poe, vice-presidente sênior de Produção Global e Tecnologia Emergente do Smithsonian Channel. ''Essa nova tecnologia constitui uma maneira incrível de vivenciar a história em primeira mão. Ela permite simular o lançamento de um foguete e a condução de um rover ou de um drone, e também possibilita o aprendizado da ciência por trás desses acontecimentos.''

Novos Caminhos em Marte e o app de realidade aumentada Mission to Mars AR foram produzidos pelo Smithsonian Channel. A produção executiva do documentário é de Tim Evans, pelo Smithsonian Channel, e de Piotr Baczynski, pela Immersion. Já o aplicativo tem como produtores executivos Charles Poe, pelo Smithsonian, e Bartosz Roslonski, pela Immersion. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato