SporTV exibe primeiro episódio do documentário 'Doutor Castor'

Reprodução

Para Castor de Andrade, uma simples caneta representava mais do que o poder. Era o controle dos três pilares que nortearam a vida do bicheiro, personagem influente na sociedade carioca entre as décadas de 1970 e 1990. Era com ela que fazia anotações das notas dos desfiles de escolhas de samba, das pontuações nas tabelas de campeonatos de futebol e dos números das cartelas do jogo do bicho. Na noite desta sexta-feira, dia 12, a partir das 21h, o SporTV exibe o primeiro dos quatro episódios do documentário "Doutor Castor", na 'Sessão Globoplay'. O material completo já está disponível para assinantes na plataforma.    
 
Este é o primeiro produto original Globoplay feito pelo Núcleo de Documentários do Esporte da Globo, dirigido por Marco Antonio Araujo, que também é o roteirista, ao lado de Rodrigo Araújo. Neste primeiro episódio, "Doutor Castor" passeia pelos ambientes que marcaram a atuação do contraventor. Mostra como se deu a ascensão ao poder através do dinheiro de uma atividade irregular, que influenciava diretamente os rumos de um clube de futebol e de uma escola de samba. Bangu e Mocidade Independente de Padre Miguel eram os alicerces para o bicheiro trocar o temor dos inimigos pela admiração dos beneficiados. 
 
"A família Andrade sempre teve laços muito fortes com o bairro e com o clube. Castor foi campeão carioca em 1966 como dirigente, quando o pai (Eusébio de Andrade) era o presidente do clube. Ele retorna nos anos 1980 para completar a sua obra. Queria ser alguém popular no futebol e no samba. Era uma forma de conquistar legitimidade na sociedade. Samba e futebol não eram só duas paixões do Castor. Foram instrumentos de poder. Foi mais bem-sucedido no samba, transformou a Mocidade em uma grande escola e ganhou títulos. Mas o Bangu e o futebol deram muita visibilidade a ele", conta Rodrigo Araujo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato