Um dos maiores tesouros brasileiros, o Cerrado é o destino do 'Globo Repórter' desta sexta

Divulgação Globo

Rios, nascentes, trilhas, parques naturais, fauna e flora típicos do Cerrado. O 'Globo Repórter' dessa sexta-feira, dia 26 de fevereiro, mostra as impressionantes águas de um dos biomas mais antigos do mundo.  Em uma coprodução com a TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás e no Tocantins, o repórter Fábio Castro percorre florestas e cachoeiras para revelar a beleza da região conhecida como o coração do Brasil. “Foram semanas viajando pelo interior do Brasil Central para descobrir os segredos que essas águas guardam, a vida selvagem e porque é importante manter tudo isso preservado”, conta o repórter. “Os estudiosos do cerrado chamam o bioma de ‘caixa d’água do nosso país’. É uma forma de ajudar a entender como é importante preservar essa imensa região do Brasil de muitas nascentes e onde corre muita água debaixo do solo”, complementa Fábio Castro.
 
No Parque Nacional das Emas, diversas espécies, como onças, antas, veados, tamanduás e muitas aves, convivem em uma área preservada. “Conseguimos registrar para o programa a presença de muitos animais e chegamos perto de alguns deles no parque de Goiás, um patrimônio natural da humanidade”, revela Fábio. Apesar de serem animais selvagens, eles se sentem seguros nessa área da reserva, onde a natureza está protegida”, complementa. 
 
O Parque também abriga milhares de cupinzeiros, de todas as formas e tamanhos. Além de alimentar muitas espécies e de levar a água da chuva para os reservatórios que existem embaixo da terra, eles também proporcionam o espetáculo da bioluminescência, uma luz linda, mas perigosa para os insetos que a conferem de perto. “Presenciamos esse fenômeno que atrai estudiosos do mundo inteiro. Cupinzeiros gigantes iluminados por insetos à noite lembram um prédio com janelas iluminadas. É muito bonito na escuridão do cerrado. Fomos entender porque isso ocorre e descobrimos que é uma forma de sobrevivência”, adianta o repórter.
 
O programa mostra ainda as águas puríssimas do Rio Formoso num passeio de barco cheio de aventuras. Destaque para as imponentes cachoeiras do cerrado: a cachoeira São Domingos, no município de Piranhas, com 96 metros de queda d’água, altura de um prédio de 32 andares; e a cachoeira Santa Helena, em Caiapônia, se destaca pelo paredão de água; além da cachoeira do Jalapa, formada por paredões e um poço, perfeito para mergulho. 
 
No Parque Nacional da Serra de Caldas a busca foi pelas fontes, de onde brotam águas quentes que se derramam e formam o maior rio de água quente do mundo. Com apenas 12 quilômetros de extensão, o rio tem uma variedade enorme de peixes, mesmo em temperaturas próximas dos 40 graus. “Nadamos num rio de água quente e fomos atrás do lugar onde ele nasce, a uma temperatura de mais de 60 graus”, explica Fábio.
 
O ‘Globo Repórter’ que mostra as riquezas da região central do Brasil vai ao ar nessa sexta-feira, dia 26, depois do ‘Big Brother Brasil’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato