Curta!On estreia o documentário ''Os Quatro Paralamas'' com exclusividade

Divulgação Curta!ON

Um baú de fotos antigas se abre, e revela recordações afetivas dos primórdios de uma das bandas de rock mais bem-sucedidas da música brasileira: os Paralamas do Sucesso. No documentário ''Os Quatro Paralamas'', que acaba de chegar com exclusividade no Curta!On – disponível no NOW, da NET/ Claro – e estreia no canal Curta! em 19 de abril, Roberto Berliner e Paschoal Samora mostram mais que uma trajetória musical e, sim, a história da amizade entre Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone e um “quarto elemento” pouco conhecido: José Fortes, o empresário da banda.

A partir de uma conversa informal entre eles, o documentário vai trazendo à tona essas memórias, ilustradas através de um rico material de arquivo, registrado pelo próprio Berliner desde os anos 1980. Em um dos vídeos antigos, Fortes resume a relação entre os componentes do grupo: “Os Paralamas são, para mim, como uma turma de rua, um time, uma família”.

O filme mostra, cronologicamente, a formação da banda desde que Herbert se aproxima de Bi e Zé Fortes durante a faculdade, a troca do baterista Vital Dias – que inspirou o hit “Vital e Sua Moto” – por João Barone, os primeiros shows e discos, a histórica apresentação no Rock in Rio de 1985 – e a partir dela, o estrelato nacional e internacional – , além da fase mais madura do grupo.

Também é evidenciada a evolução musical do grupo através dos anos: os Paralamas vão deixando de ser uma banda de rock “comum”, ao passo que se ampliam melodicamente, com instrumentos e levadas mais tradicionais em outros gêneros musicais, como o reggae, o ska, os tambores africanos da Bahia, entre outros.

Em uma das passagens mais tocantes do filme, os quatro comentam o acidente aéreo, ocorrido em 2001, que tirou a vida da esposa de Herbert e o deixou paraplégico. Neste momento, visivelmente emocionado, Zé Fortes relembra das remotas chances que o artista tinha de sobreviver. No entanto, em seguida, a tristeza dessas lembranças e das imagens da época dão lugar à alegria de seu retorno aos palcos. 

O sentimento de nostalgia proporcionado pelas imagens se amplia quando entra o som das canções que marcaram o repertório da banda - e toda uma época. Entre elas, “Meu Erro”, “Quase Um Segundo”, “Óculos”, “Trac-Trac”, “Alagados” e “Saber Amar”.

“No fundo a gente é um bando de moleques, ou um bando de velhos se achando moleques”, brinca João Barone, resumindo tantos anos de companheirismo e música. “Os Quatro Paralamas” é uma produção da TV Zero, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Outras sugestões para quem se interessa por música:

O Astronauta Tupy – O diretor Pedro Bronz faz uma retrospectiva da carreira musical do músico Pedro Luís, com foco nas composições e nos artistas que o ajudaram em sua trajetória, nos momentos de sucesso e fracasso. O documentário conta com entrevistas e um vasto material de arquivo.

Chico e as Cidades – Além do show 'As Cidades', do álbum homônimo de Chico Buarque, o especial, filmado em película, traz belas cenas captadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, onde o compositor dá depoimentos sobre sua vida e carreira. Entre as participações especiais estão Jamelão, Maria Bethânia, Oscar Niemeyer e a Velha Guarda da Mangueira. Apresentando entrevistas, making of e clipe, a produção conta ainda com extras com três músicas: “Futuros Amantes”, “Injuriado” e “Cecília”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato