TV Brasil estreia filme "Nise - O Coração da Loucura" na faixa Cine Nacional

Divulgação TV Zero

O longa-metragem inédito "Nise - O Coração da Loucura" é a atração do Cine Nacional que a TV Brasil estreia nesta sexta-feira (12), às 22h30. Protagonizada pela atriz Glória Pires, a trama baseada em fatos reais revela o trabalho pioneiro e revolucionário da médica Nise da Silveira no atendimento psiquiátrico, através da arte e da interação entre pacientes e animais.

Com direção de Roberto Berliner, a obra conta como a Dra. Nise retomou sua atuação em uma instituição psiquiátrica no Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, em 1944, depois de sair da prisão, onde esteve por ser acusada de comunista. Única mulher no corpo médico, ela contesta o tratamento com eletrochoques e lobotomia e retoma o setor de terapia ocupacional, até então restrito a atividades básicas, como varrer o chão.

Aos poucos, o setor adquire aparência de atelier, com telas, tintas e pincéis, e ganha os espaços abertos da instituição. A incorporação de cães e gatos à equipe também traz uma nova dinâmica na relação dos pacientes consigo mesmos, com os demais internos e com o ambiente. 

Com voz firme e doçura no coração, a Dra. Nise impõe seu método, obtém reconhecimento da crítica nacional e internacional e transforma a condição dos ‘clientes’ crônicos em ‘pessoas’.  Um legado que permanece até hoje na psiquiatria. 

''Nise sempre foi contra o senso comum, sempre procurou suas próprias verdades, nunca descansou, nunca se dobrou, nunca se corrompeu. Sempre buscou seus ideais, do início ao fim da vida'', destaca o diretor Roberto Berliner.

O filme "Nise - O Coração da Loucura" foi agraciado com diversas premiações ao redor do mundo. Entre elas estão Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Tóquio 2015; Melhor Filme do Júri Popular no Festival do Rio 2015; Melhor Filme do Júri Popular, Trilha Sonora, Direção de Arte no Festival de Aruanda, João Pessoa 2015; Seleção Oficial no Festival Internacional de Gotemburgo 2016; e Seleção Oficial no Festival Internacional de Glasgow 2016. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato