'Cher e o Elefante Solitário' tem estreia global neste Dia da Terra, no Smithsonian Channel

Divulgação

O Smithsonian Channel (Claro 590/ BluTV 384) exibe nesta quinta-feira, 22 de abril, às 22h, o documentário Cher e o Elefante Solitário, que acompanha a jornada para libertar Kaavan, um elefante asiático que passou a maior parte de sua vida sozinho, em cativeiro, no Paquistão. Cher atua ao lado de um grupo de veterinários e entidades que prestam apoio aos animais para garantir que Kaavan seja libertado e transferido em segurança para seu novo lar: um refúgio de elefantes no Camboja. Toda a emoção e desafios enfrentados numa complexa operação de resgate, em plena pandemia de Covid-19, são documentados pela produção. A logística envolve o arriscado transporte aéreo de uma criatura de quatro toneladas, em sete horas de voo, num trajeto de 3.700 quilômetros.

A situação de Kaavan ganhou atenção mundial em 2016, quando Cher aderiu a uma campanha nas redes sociais com o intuito de garantir melhores condições de vida para o elefante. Logo após seu nascimento, no Sri Lanka, em 1985, Kaavan foi enviado ao Paquistão, num gesto diplomático entre as duas nações. O animal viveu 35 anos no Zoológico Marghazar, em Islamabad, capital paquistanesa. Em 1990, Kaavan ganhou uma companheira: a elefante Saheli, trazida de Bangladesh. Mas, desde a morte de Saheli, em 2012, Kaavan vivia sozinho, o que tornava sua situação extremamente difícil.

''Fiquei sabendo da história de Kaavan pelas pessoas que me seguiam no Twitter. Elas não paravam de dizer: ‘Cher, você tem que fazer alguma coisa, você tem que dar um jeito,  precisa salvá-lo’. E eu ficava imaginando como poderia ajudar, como poderia salvar um elefante que estava a milhares de quilômetros de distância'', contou Cher. 

Kaavan passou quase 20 anos acorrentado em um pequeno galpão sob o sol escaldante de Islamabad. Suas precárias condições de vida desencadearam sérios problemas de saúde, incluindo depressão, psicose e obesidade. Após a morte de Saheli, por negligência, Kaavan tornou-se uma espécie de símbolo dos animais que sofrem maus tratos em cativeiro, gerando alvoroço nas redes sociais. Diante da situação, Cher cofundou a organização Free The Wild, ao lado de Mark Cowne, Gina Nelthorpe-Cowne e Jennifer Ruiz, para impulsionar o movimento. Cher também gravou a música “Walls” para dar voz aos crescentes apelos para a libertação de Kaavan.

A iniciativa culminou na decisão tomada em maio de 2020, pela Suprema Corte do Paquistão, de libertar Kaavan.Trabalhando em conjunto com a organização pelo bem-estar animal Four Paws International e seu veterinário, Amil Khalil, a Free the Wild identificou um possível destino, no Camboja, para Kaavan. Tudo estava sendo organizado para garantir o sucesso da operação, mas, conforme os desafios logísticos se acumulavam, Kaavan entrava numa fase agressiva, causada por picos de testosterona, colocando em dúvida a segurança de seu transporte. Em novembro passado, às vésperas do resgate, Cher voou ao encontro de Kaavan, no Paquistão, e tammém acompanhou sua chegada ao Camboja.

''Estava com medo, mas tinha feito uma promessa e iria cumpri-la. No começo, não imaginava que um dia chegaria perto de Kaavan, que seria possível realizar tanto. Agora, sei que é viável e quero continuar fazendo coisas do tipo'', declarou Cher.

Cher e o Elefante Solitário é produzido pela Nutshell TV Ltd. e Two Wise Monkeys Entertainment para o Smithsonian Channel e Terra Mater Factual Studios. Atuam como produtores executivos Mike Kemp, pela Nutshell TV Ltd.; Phil Fairclough, pela Two Wise Monkeys Entertainment; Susanne Lummer, pela Terra Mater Factual Studios; e Tria Thalman e Charles Poe, pelo Smithsonian Channel. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato