Documentário 'O Crime do Século' estreia em maio na HBO e na HBO GO

Divulgação HBO

O CRIME DO SÉCULO (THE CRIME OF THE CENTURY) estreia na terça-feira, 11 de maio, às 22h, na HBO e HBO GO. O documentário original, dividido em duas partes, tem direção do vencedor do Oscar® Alex Gibney e revela por meio de investigação como funciona a bilionária indústria responsável pela epidemia de opioides nos Estados Unidos.

O CRIME DO SÉCULO expõe uma grave acusação contra os grandes laboratórios farmacêuticos, os lobistas e as agências governamentais reguladoras que permitiram a superprodução, a distribuição imprudente e o abuso de opioides sintéticos em um país devastado pela ambição corporativa e traído por políticos eleitos. Com exibição da Parte Um na terça-feira e da Parte Dois na quarta-feira, 12 de maio, o documentário explora a origem, as proporções e as consequências de uma das tragédias de saúde pública mais devastadoras da atualidade, que já provocou meio milhão de mortes por overdose só neste século.

A Parte Um mostra como a gigante da indústria farmacêutica Purdue Pharma convenceu a FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA) a aprovar para uso mais amplo um analgésico que causa alta dependência, defendendo sua segurança sem evidências suficientes e criando uma campanha para redefinir a dor e como tratá-la. Mesmo após tentativas de corrigir o erro por parte de agências reguladoras oficiais e órgãos da Justiça, a empresa se uniu extrajudicialmente a distribuidoras de opioides e seguiu em frente. À medida que dezenas de milhares de pessoas se tornavam dependentes, o negócio bilionário se consolidava como o crime do século e o mercado criado pela droga abriu caminhos para a prescrição de medicamentos ainda mais mortais.

A equipe da Parte Um de O CRIME DO SÉCULO é composta pelo autor Patric Radden Keefe; pelo especialista em opioides Dr. Andrew Kolodny; pelo ex-representante de vendas da Purdue Mark Ross; pela especialista em dependência de Stanford Dra. Anna Lembke; pelo fundador da clínica para a dor Life Tree, Dr. Lynn Webster; por Roy Bosley, cuja mulher morreu de overdose de opioides; pelo escritor e jornalista do The New York Times Barry Meier; pelo médico de primeiros socorros Dr. Art Van Zee; pelo ex-funcionário da Justiça Paul Pelletier; e pelo técnico em emergências médicas Giles Sartin.

Na Parte Dois, o marketing massivo do opioide sintético Fentanil figura como base para uma análise que conecta a indústria farmacêutica e as políticas governamentais. Enquanto a epidemia silenciosa de ópio matava 40 pessoas por dia nos Estados Unidos, o laboratório Insys Therapeutics subornava médicos para que prescrevessem mais da droga. Um profundo cinismo dos funcionários da empresa e suas práticas corporativas nefastas são revelados em um esquema complexo para enganar as companhias de seguro, acompanhado de táticas desonestas de marketing e generosas doações de campanha dos grandes laboratórios aos legisladores para que impedissem a aplicação das leis e fizessem vista grossa para as consequências do sofisticado sistema que vendia bilhões de comprimidos de opioides.

A Parte Dois de O CRIME DO SÉCULO inclui participações do ex-agente da DEA, a agência de controle de medicamentos dos Estados Unidos, Joe Rannazzisi; do ex-advogado da DEA Jonathan Novak; dos jornalistas do The Washington Post Sari Horwitz, Scott Higham e Lenny Bernstein; dos procuradores públicos assistentes de Massachusetts David Lazarus, Nathaniel Yeager e Fred Wyshak; do agente especial de investigações do Departamento de Segurança Interna dos EUA Ed Byrne; do agente Will Kimbel, responsável pelo escritório da DEA de Lubbock; do ex-vice-presidente de Vendas do Insys Alec Burlakoff; do ex-gerente de Vendas do Insys Sunrise Lee; e do traficante de Fentanil Caleb Lanier.

Em uma linha do tempo que mostra a ambição corporativa e as condutas ilegais, a produção combina histórias de tragédias pessoais narradas por profissionais de saúde, sobreviventes e familiares das vítimas dos opioides aos depoimentos de jornalistas, antigos e atuais funcionários do governo, advogados e representantes de laboratórios. O documentário também conta com a participação de denunciantes e informantes, documentos vazados recentemente, entrevistas exclusivas e acesso aos bastidores das investigações.

Com acesso a vídeos exclusivos, denunciantes e investigadores, O CRIME DO SÉCULO inclui:

• O vídeo inédito do depoimento de Richard Sackler, em 2015, no processo entre o Estado de Kentucky e a Purdue Pharma;

• Vídeos corporativos inéditos da Purdue Pharma e do Insys Therapeutics;

• Entrevistas com ex-funcionários da DEA, entre eles Joe Rannazzisi, que liderou as investigações mais importantes sobre as complexas conexões da indústria farmacêutica;

• Entrevistas exclusivas com ex-representantes de laboratórios que descrevem detalhadamente práticas ilegais e antiéticas para subornar médicos e estimulá-los a receitar altas dose de opioides. Entre os entrevistados, Alec Burlakoff, ex-vice-presidente de Vendas do Insys;

• Documentos da Justiça vazados que contêm acusações detalhadas de fraude, conspiração e condutas ilegais da Purdue, incluindo contatos inapropriados com um médico da FDA que participou da aprovação de drogas pela agência;

• Acesso exclusivo à Equipe Especial de Narcóticos da DEA, o Team 10 de San Diego;

• Acesso exclusivo a jornalistas premiados do The Washington Post e suas matérias investigativas sobre as origens e a evolução da crise dos opioides, que revelam dados surpreendentes, como o fato de que de 2006 a 2014 foram vendidos mais de 100 bilhões de doses de oxicodona e de hidrocodona.

O CRIME DO SÉCULO é uma produção original HBO Documentary Films e Jigsaw em parceria com The Washington Post e Storied Media Group. A direção e o roteiro são assinados pelo vencedor do Emmy® e do Oscar® Alex Gibney (A INVENTORA: À PROCURA DE SANGUE NO VALE DO SILÍCIO, GOING CLEAR: SCIENTOLOGY & THE PRISON OF BELIEF). O documentário também conta com produção de Alex Gibney, Sarah Dowland e Svetlana Zill e produção executiva de Stacey Offman, Richard Perello, Todd Hoffman e Aaron Fishman. Pela HBO, Tina Nguyen é produtora sênior e Nancy Abraham e Lisa Heller assinam a produção executiva.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato