Documentário sobre o jornalista Antônio Callado estreia no Canal Brasil

Divulgação

''Callado'' (2017), documentário sobre o escritor e jornalista Antônio Callado (1917-1997), estreia no Canal Brasil na quarta, dia 21/04, às 20h. Dirigida por Emília Silveira, a biografia-ensaio é dividida em oito blocos temáticos, de acordo com os aspectos mais marcantes de sua trajetória. O filme, que é uma coprodução do Canal Brasil, se aprofunda na constante militância de Callado em defesa da democracia durante a ditadura militar brasileira e nas suas principais obras publicadas - “Bar Don Juan” (1971), Reflexos do Baile (1976) e, evidentemente, “Quarup” (1967).

Jornalista de ofício e escritor por vocação, Callado trabalhou em veículos como Correio da Manhã e Jornal do Brasil. Esteve em Londres durante a 2ª Guerra Mundial, trabalhando na rádio BBC e no Vietnã durante a guerra contra os Estados Unidos. Através de depoimentos de familiares e amigos, especialmente o da viúva Ana Arruda, descobre-se episódios marcantes, como as polêmicas de Callado durante o lançamento de “Bar Don Juan” e o porquê do jornalista se decepcionar sempre que tentava compreender e escrever sobre o Brasil. O documentário também inclui extratos de sua última entrevista, concedida aos jornalistas Maurício Stycer e Matinas Suzuki, da Folha de São Paulo, em 1997. Antônio Callado morreu uma semana depois, aos 80 anos.

Lançado em 2017 em festivais internacionais, em celebração ao centenário do jornalista, “Callado” chega ao Brasil em um momento em que a defesa da democracia volta a pautar o debate público.

Callado (2017) (74’)
INÉDITO e EXCLUSIVO
Estreia: quarta, dia 21/04, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Emilia Silveira
Reapresentações: quinta, dia 22/04, às 18h; sexta, dia 23/04, às 15h45; segunda, dia 26/04, às 13h45.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato