Fundação Roberto Marinho lança nova marca e posicionamento


Uma marca contemporânea, conectada ao seu tempo, em comunicação com diferentes públicos, para uma instituição que cria redes e trabalha em parceria pela transformação do cenário da Educação no país. No Dia da Educação, 28 de abril, a Fundação Roberto Marinho lança o novo desenho de sua marca e novo posicionamento. A campanha de lançamento, que traz o lema “Despertamos futuros”, entra no ar na TV Globo, Canal Futura, GloboNews, GNT, Multishow, Viva, SporTV, Bis, Canal OFF e Mais na Tela, além de também marcar presença na Globo.com.

Foram meses de estudos e conversas internas para definir a mensagem a ser transmitida pela nova marca. “Foi um trabalho muito cuidadoso e sensível, porque a identidade visual da Fundação faz parte da sua história. A nova marca conecta a Fundação Roberto Marinho à contemporaneidade, ao mesmo tempo em que respeita a solidez de sua trajetória. Ela imprime o dinamismo que define a Fundação, que atua de forma colaborativa e inovadora para responder aos cenários mais desafiadores com agilidade e efetividade”, explica Wilson Risolia, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.

Mais vibrante, positiva e plural, a marca tem a proposta de se mostrar mais conectada, mais jovem, estando mais aberta e disponível para trocas. Elementos gráficos formados por linhas e tramas remetem ao conceito do movimento, das trajetórias das pessoas e das conexões que se estabelecem entre educadores, famílias e comunidades, numa rede de despertares pela educação. Os cantos arredondados na nova logomarca trazem mais modernidade, mais energia e mais flexibilidade. “O olhar da Fundação Roberto Marinho para a escuta, o diálogo e a convicção no poder de transformação da educação, suportada pelo coletivo, foram os elementos que permearam a criação de referências da nova marca. De uma forma simbólica, a campanha estimula esse despertar e mostra quantas possibilidades nascem ao abrir mentes e corações para o outro e para o mundo, refletindo a força e a credibilidade da Fundação”, explica Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

Os filmes contam com as vozes de Camila Pitanga e Lázaro Ramos e convidam o público a embarcar nesse grande desafio que é o despertar futuros com a educação como guia. A trilha sonora do filme foi composta com a colaboração de Jorge Junior, Samuel Silva e Gabriel Pereira, três jovens da comunidade da Grota, em Niterói (RJ), que fazem parte do grupo “Batida Clássica”. Em ritmo de funk, eles tocam violino, violoncelo e contrabaixo e são exemplos que estimulam também o despertar de tantos outros jovens que sonham com um futuro melhor.

Soluções educacionais para infância e juventudes
A nova marca busca traduzir a atuação da Fundação, que desenvolve soluções educacionais de apoio aos jovens, crianças, professores e gestores para enfrentar os principais desafios da Educação no Brasil, como defasagem na aprendizagem, distorção idade-série, evasão escolar e a inclusão qualificada dos jovens no mundo do trabalho.

Para isso, desenvolve conteúdos e serviços educacionais em diversas plataformas e atua em parceria com instituições públicas e privadas, entidades do Terceiro Setor e organizações da sociedade civil, promovendo redes de cooperação entre os diversos atores do contexto da Educação. Hoje, a Fundação atua em seis frentes: distribuição multiplataforma de conteúdo de educação e cultura; formação de professores e apoio às redes de ensino; serviços educacionais; novas metodologias e produtos; produção de evidências para políticas públicas e projetos sociais.

São iniciativas como as mais de 1.500 videoaulas de Ensino Fundamental e Médio disponibilizadas gratuitamente no YouTube do Canal Futura; e a nova faixa de conteúdo infantil, segmentada por idades e por área do conhecimento, exibida pelo Futura na TV e nas plataformas Canais Globo e Globoplay. Em apoio aos professores e gestores, a Fundação desenvolveu matrizes curriculares com foco na aceleração de aprendizagem, disponíveis também gratuitamente; promove cursos de formação em parceria com redes públicas de todo o país e cursos livres online, além de disponibilizar parte do seu acervo pedagógico para download, com mais de 900 aulas de Ensino Fundamental 2 e Médio.

A Fundação também trabalha pela inserção dos jovens no mundo do trabalho, com 120 mil participantes do programa Aprendiz Legal, que garante formação profissional de acordo com a Lei da Aprendizagem. Já na Plataforma Juventude, Educação e Trabalho (pjet.fm.org.br), estão disponíveis dados e análises sobre os principais indicadores desses temas no país, produzindo um panorama sobre os maiores desafios para gestores e educadores.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato