Divulgação |
O terceiro e último episódio sobre a água da série documental Brasil 2050 vai ao ar na sexta-feira (30), às 15h30, na TV Brasil. Para ilustrar a importância do uso consciente deste recurso natural, o documentário mostra mais dois exemplos de iniciativas bem-sucedidas do programa Água Brasil.
Os 13 episódios que compõem a primeira temporada do seriado percorrem o território nacional para traçar um mapa dos projetos e iniciativas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil. São ações que servem de inspiração para a construção de um país socialmente mais justo, ambientalmente responsável e economicamente viável.
A primeira ação sustentável que a atração desta sexta destaca foi implementada em Lençóis Paulista, São Paulo, entre os os agricultores de cana-de-açúcar da região. Lá o programa Água Brasil oferece aos produtores agrícolas orientações precisas de boas práticas, manejo, cobertura e conservação de solo com o objetivo de avaliar o impacto no lençol freático.
Os trabalhos feitos na bacia do rio Lençóis colaboram para evitar enchentes e melhorar a qualidade do abastecimento de água para a população. O objetivo é sistematizar e qualificar as experiências, buscando benefícios como a conservação da água, diminuição do uso de fertilizantes e agrotóxicos e aumento da produtividade.
Outro caso abordado durante o programa é a coleta seletiva de lixo realizada em Pirenópolis, Goiás, com o correto manejo de seus resíduos sólidos. As ações relacionadas ao consumo consciente e reciclagem total de resíduos do programa Água Brasil ajudaram a organizar o trabalho dos catadores e melhorar suas condições de trabalho e renda.
A coleta seletiva evita que materiais reaproveitáveis cheguem ao aterro sanitário, diminuindo o volume de lixo e poluição. Com isso, o aterro passa a receber apenas aqueles materiais que ainda não podem ser reaproveitados, como fraldas descartáveis, por exemplo.
Sobre a série Brasil 2050
Para dar visibilidade nacional às ações de sustentabilidade reconhecidas pela sociedade brasileira, a série documental mostra exemplos que podem ser adaptados ou replicados por Organizações Não Governamentais, empresas ou pelo espectador. Os documentários revelam iniciativas que contribuem para boas práticas de desenvolvimento humano; uso consciente da água; construção sustentável; conservação da biodiversidade; projetos culturais; agricultura; descarte e reaproveitamento de resíduos; energia renovável; economia sustentável; cultura de compartilhamento; e alternativas para o consumo desenfreado.
Cada caso é apresentado por personagens locais, participantes do projeto em destaque. A câmera observa a ação e conduz a narrativa. O fio condutor está no impacto da iniciativa na vida cotidiana dos cidadãos envolvidos.
Com aproximadamente 26 minutos de duração, cada episódio aborda um dos nove temas propostos pelo "Visão Brasil 2050", documento produzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Inspirado no Vision 2050 - estudo de prospecção lançado em 2010 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) -, o material tem o propósito de apresentar uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e qual o caminho possível para alcançá-lo no país.
A produção de Brasil 2050 tem parceria e curadoria do CEBDS, organização líder em esforços no setor empresarial para implementação do desenvolvimento sustentável. O Conselho reúne os maiores grupos de empresas do país.
Tags
Programação