Marcelo Tas recebe o fotógrafo de guerra André Liohn no #Provoca

Crédito: Nathalie Bohm

No #Provoca desta terça-feira (6/4), Marcelo Tas recebe o fotógrafo de guerra André Liohn, vencedor do Robert Capa Gold Medal de 2012, um dos mais prestigiados prêmios de fotografia do mundo. Paulista morando na Noruega desde os 20 anos, Liohn está no Brasil fazendo a cobertura da Covid-19. A entrevista inédita vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Na edição, entre os temas discutidos, ele fala sobre a relação de seus filhos com sua profissão. "Hoje eu percebo que eles valorizam, mas tentam não se intrometer e eu sei que eles sofrem por causa do meu trabalho", diz Liohn. Após Tas questionar se ele entende o porquê deles sofrerem, o fotógrafo responde: "Medo. Medo de que eu morra". Ele continua contando o que faz para lidar com isso: "eu tento não morrer, tento deixar o máximo de fragmentos que eu possa, pra que se um dia isso acontecer, eles possam entender que eu gosto deles".

O fotógrafo, que terá um documentário sobre sua vida, chamado You Are Not a Soldier, estrando no Hot Docs 2021, principal festival de documentários da América do Norte, também conta ao longo do programa sobre a produção. Liohn ainda deixa detalhes sobre a vez em que esteva entre a fronteira da Turquia e Síria, acompanhando alguns rebeldes e foi capturado. "Eu estava muito perto da morte. (...) A única coisa que você se arrepende é dos seus filhos, da sua família. Eu não me preocupei comigo em nenhum momento. Eu não tinha nenhuma preocupação comigo. Eu pensava muito que eu precisava avisar meus amigos para não irem para lá."

Liohn também comenta sobre a política brasileira, o embate entre Bolsonaro e Lula, e as questões que se relacionam com responsabilidade e culpa na pandemia. "Tem um movimento que, eu diria hoje, o anti-Bolsonaro, na verdade, é a favor do Lula. E que comete os mesmos erros, de colocar lenha na fogueira um do outro. E a gente acaba falando ‘Meu Deus e agora? Não tem com quem discutir’. E se você é o cara que está de fora, vai falar: ‘isentão’". Não, isentão não, pelo amor de Deus. Não estou sendo isento quando estou indo em UTI, eu estou, de verdade, dizendo ‘vocês estão errando’".
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem