Os Paralamas do Sucesso e seu 'quarto integrante' estreiam no Curta!

Divulgação Curta!

As recordações de uma das bandas de rock mais bem-sucedidas da música brasileira, Os Paralamas do Sucesso, fazem parte do documentário ''Os Quatro Paralamas'', que estreia no Curta!. Dirigido por Roberto Berliner e Paschoal Samora, o filme vai além da trajetória musical, mostrando também a amizade entre Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone e um “quarto elemento” pouco conhecido: José Fortes, o empresário da banda.

O documentário resgata essas memórias a partir de um bate-papo informal com os quatro retratados. Os depoimentos são ilustrados com um rico material de arquivo, registrado pelo próprio Berliner desde os anos 1980. Durante a conversa, Fortes revela ter sido sempre apaixonado por música, embora não tivesse aptidão para tanto, e conta como foi entrar para uma banda como empresário: “Existe um outro caminho que não seja só ser músico, dá para estar perto sem tocar”.

O filme mostra, cronologicamente, a formação da banda desde que Herbert se aproxima de Bi e Zé Fortes durante a faculdade; a troca do baterista Vital Dias — que inspirou o hit “Vital e Sua Moto” — por João Barone; os primeiros shows e discos; a histórica apresentação no Rock in Rio de 1985 — e, a partir dela, o estrelato nacional e internacional —, além da fase mais madura do grupo.

Na trilha sonora, as canções que marcaram o repertório da banda e toda uma época. Entre elas, “Meu Erro”, “Quase Um Segundo”, “Óculos” e “Alagados”. Produzido pela TV Zero, “Os Quatro Paralamas” foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 19 de abril, às 22h15.

Operação Camanducaia: violência contra 93 menores de idade durante a ditadura militar

Em 1974, cerca de 93 crianças e adolescentes acusados de pequenos delitos foram presos de maneira arbitrária pela polícia de São Paulo e levados, clandestinamente, para Minas Gerais. Perto da cidade de Camanducaia, foram despidos, espancados e jogados em um barranco. Na manhã seguinte, apenas 41 deles apareceram na cidade: nus, machucados e esfomeados, invadiram bares e restaurantes procurando roupas e alimentos.

O episódio que chocou a sociedade da época gerando, inclusive, conflitos diplomáticos, e que foi esquecido pela nossa memória coletiva, é recontado no documentário “Operação Camanducaia”, do diretor Tiago Toledo. O filme é uma produção da Cambuí Produções, viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Sexta da Sociedade, 23 de abril, às 21h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 19/04

22h15 – ''Os Quatro Paralamas'' (Documentário)

Dirigido por Roberto Berliner e Paschoal Samora, “Os Quatro Paralamas” leva o espectador a uma imersão na história dos Paralamas do Sucesso. Berliner, que acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983, resgatou imagens históricas para este documentário sobre música e amizade. Ele mostra a relação dos três músicos que sobem ao palco (Herbert, Bi e João) e de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa de Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos. Diretores: Roberto Berliner e Paschoal Samora. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos:  20 de abril, terça-feira, às 02h15 e 16h15; 21 de abril, quarta-feira, às 10h15; 24 de abril, sábado, às 15h20 e 25 de abril, domingo, às 22h15.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) - 20/04

22h30 – ''O Risco: Lucio Costa e a Utopia Moderna'' (Documentário)

O arquiteto e urbanista Lucio Costa é uma das raras personalidades na história do Brasil que permitem cruzar a sua história individual com a construção da nação de maneira muito natural e aberta. O documentário narra, através da trajetória de Costa, o processo de "formação" da arquitetura moderna brasileira. Diretor: Geraldo Motta Filho. Duração: 76 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de abril, quarta-feira, às 2h30 e às 16h30; 22 de abril, quinta-feira, às 10h30; 25 de abril, domingo, às 14h35.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 21/04

22h15 – ''Banquete Coutinho'' (Documentário)

“Banquete Coutinho” propõe olhar para os filmes de Eduardo Coutinho como uma grande obra indivisível. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Diretor: Josafá Veloso. Duração: 74 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de abril, quinta-feira, às 02h15 e 16h15; dia 23 de abril, sexta-feira, às 10h15; dia 24 de abril, sábado, às 13h55 e 25 de abril, domingo, às 20h45.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 22/04

22h25 – ''Frágil Equilíbrio'' (Documentário)

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos à procura de um lugar seguro, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses com pouco tempo para descanso. As palavras de José Mujica, ex-presidente do Uruguai, costuram as três histórias e nos fazem perceber que continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.  Direção: Guillermo García Lopez. Duração: 81 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de abril, sexta-feira, às 02h25 e às 16h25; 25 de abril, domingo, às 00h; 26 de abril, segunda-feira, às 10h25.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 23/04

21h30 – ''Operação Camanducaia'' (Documentário)

"Operação Camanducaia” mistura os estilos de road-movie, cinema investigativo e filme de diálogos para contar uma história de 1974, que foi esquecida por nossa memória coletiva. Naquele ano, aproximadamente 93 crianças e adolescentes foram arbitrariamente presos pela polícia de São Paulo e levados clandestinamente para Minas Gerais. Na altura da cidade de Camanducaia, foram despidos, espancados e jogados num barranco. Partindo de Camanducaia, o filme busca encontrar os envolvidos, especialmente os sobreviventes. Diretor: Tiago Rezende de Toledo. Duração: 75 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 24 de abril, sábado, à 01h30; 25 de abril, domingo, às 13h10; 26 de abril, segunda-feira, às 15h30 e 27 de abril, terça-feira, 09h30m.

Sábado – 24/04

18h35 – ''Incertezas Críticas'' (Série) – Episódio: ''Noam Chomsky''

O linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), explica como funciona o capitalismo hoje e adverte sobre os perigos que o Brasil corre na nova ordem mundial. Diretor: Daniel Augusto. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de abril, domingo, às 09h35.

Domingo – 25/04

16h15 – ''Neojibá – Música Que Transforma'' (Documentário)

O documentário apresenta a emocionante trajetória do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão social do Brasil. Sua orquestra juvenil, formada por jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, é internacionalmente aclamada por sua excelência e originalidade. O filme revela as dificuldades e conquistas dos jovens músicos, as mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas e como isso impacta suas famílias e comunidades. O filme também apresenta trechos de belos concertos da Orquestra Juvenil da Bahia regidos pelo maestro Ricardo Castro com a participação de grandes nomes da música de concerto, como a pianista Martha Argerich, a violinista Midori e o percussionista Colin Currie. Direção: George Walker Torres e Sérgio Machado. Duração: 80 min. Classificação: Livre. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato