Repórter Record Investigação mostra como funciona o tráfico de animais no Brasil

Divulgação Record TV

Nesta quinta-feira, dia 08/04, o Repórter Record Investigação, apresentado por Roberto Cabrini, segue as rotas do tráfico de animais silvestres no País, mostrando o comércio em estradas, internet e até mercados ilegais. Além disso, o programa revela para onde são levados os bichos apreendidos pela polícia e pelo Ibama. 

De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, estima-se que, a cada ano, 38 milhões de espécies de animais sejam capturadas da natureza brasileira e vendidas ilegalmente. É um comércio dominado pelo crime organizado, que movimenta R$ 3 bilhões, só no Brasil. Na mira dos traficantes, estão principalmente aves, répteis e peixes, muitos ameaçados de extinção. 

O programa mostra operações da Polícia Rodoviária Federal, uma delas na Bahia, segundo estado que mais apreendeu animais silvestres nos últimos dois anos. Foram 6.518, o que representa 15% do total resgatado no Brasil. Ao parar um veículo, a surpresa: dezenas de pássaros silvestres, com pouco alimento e quase nenhum acesso à agua. Os bichos estavam numa caixa, envolvidos em tecidos, embaixo dos bancos. Quando questionado pelo nosso repórter, o homem responde: "Traficar animal é um direito que a gente tem, vou te falar só isso". 

E em São Paulo, o Repórter Record Investigação flagra o comércio de animais em feiras clandestinas, onde se vende ilegalmente desde cães e gatos até cobras e tartarugas. Ao contrário do que acontece com os animais silvestres, os pets são negociados à vista de todos. Uma tartaruga, por exemplo, é comercializada por R$ 100 a unidade. Uma mulher oferece também um filhote de jararaca. "É filhotinha ainda, é pegar e levar. Você pode colocar numa aquário", sugere. 

O repórter Daniel Mota mostra como as redes sociais facilitaram a vida dos traficantes. Ele telefonou para um dos anunciantes e simulou interesse pelo trinca-ferro – um passarinho altamente valorizado no mercado do tráfico. O vendedor diz que custa 700 reais e manda uma foto para comprovar que o animal está na gaiola. Em seguida, ele direciona o jornalista para o canal que mantém em uma rede social. Um traficante que faz propaganda virtual! E dispara: "Comigo não tem gracinha, não, a firma trabalha top". 

O Repórter Record Investigação vai ao ar nesta quinta-feira, às 22h45. A apresentação é de Roberto Cabrini. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato