Série da TV Brasil visita o Farol de Castelhanos, no litoral fluminense

Divulgação

Em mais uma edição inédita, a série documental Faróis do Brasil viaja até Angra dos Reis (RJ), onde apresenta um dos mais antigos faróis da costa brasileira. Inaugurado em 1900, o Farol de Castelhanos encontra-se na Ilha Grande, um paraíso da chamada Costa Verde fluminense. O programa vai ao ar no domingo (25), às 18h30, na TV Brasil.

Localizado em um dos mais belos locais do litoral fluminense, o Farol de Castelhanos está rodeado por águas azuis e cristalinas. A trilha para o Farol é repleta de subidas e descidas. O caminho entre a Praia de Castelhanos e o Farol pode apresentar trechos obstruídos pela mata, por ser um caminho muito pouco usado.

Castelhanos é um dos poucos faróis brasileiros com autonomia para subsistir, mesmo longe do continente. A que abriga o Farol tem uma mina de água potável, uma horta e um galinheiro. O sistema de iluminação principal se dá com um gerador a diesel. Originalmente, a iluminação era fornecida por gás acetileno, que depois deu vez ao gás butano.

Além de belo, o lugar conta parte da história do Brasil. Bem perto do Farol estão as ruínas de uma penitenciária, que já foi um posto sanitário de quarentena para imigrantes. Já abrigou presos políticos famosos e hoje é um museu voltado para a comunidade.

Com 30 minutos de duração, Faróis do Brasil tem direção de Ingrid Gassert e é apresentado por Joana Moscatelli, que também assina o roteiro. O programa vai ao ar na TV Brasil todo domingo, às 18h30, com reprise na madrugada de domingo para segunda, à 1h. Após exibição na emissora, os episódios ficam disponíveis em tvbrasil.ebc.com.br/faroisdobrasil.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem