"Arquivo A" destaca a atual situação do ensino superior no Brasil

Reprodução /TV Aparecida

O "Arquivo A" desta quinta-feira (06/05), às 22h, faz uma radiografia do atual cenário da “Educação” do ensino superior no Brasil. A reportagem da TV Aparecida ainda vai contar histórias de pessoas que enfrentaram obstáculos e desafios para concluírem a faculdade. 

Segundo levantamento feito pela produção, o censo da educação, realizado em 2019, aponta que apenas um terço da população brasileira tem curso superior. Com base nisso, a produção fez uma análise de dados relacionados à educação superior no País. 

Mas, além de melhorar o acesso à educação é necessário reduzir o tempo para a formação. No Brasil, mais de 40% dos universitários concluem o curso com mais anos do que o esperado, em média 2 ou 3 anos a mais. 

A produção vai destacar ainda o papel das mulheres, que já são maioria nos bancos das universidades, e que se dedicam à família, ao trabalho e, mesmo assim, se esforçam para concluírem a graduação. 

O  "Arquivo A"  ainda traz em pauta as oportunidades para os indígenas ingressarem em uma universidade. Depois de formados, eles podem voltar às comunidades de origem e fazer a diferença, mas para isso, precisam de incentivo. 

Também será destacada a importante contribuição das instituições particulares de ensino, que foram um grande motor na década de 90 para que a educação superior chegasse a mais pessoas.   

A equipe de jornalismo viajou até a cidade de Bauru (SP), onde o Centro Universitário Unisagrado é responsável pela educação de mais de cinco mil estudantes. 

E em busca de boas notícias para o tema, a reportagem vai mostrar os diferentes incentivos de bolsas de estudos auxiliando o acesso à educação, bem como o poder de transformação nas famílias e nas sociedades. 

Arquivo A, quinta-feira, às 22h 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato