Curta! celebra 90 anos do lançamento de ''Limite'', filme pioneiro de Mario Peixoto

Divulgação Curta!

O filme ''Limite'', do cineasta e roteirista Mario Peixoto, foi um dos primeiros filmes experimentais rodados na América Latina, em 1931. Lançado no dia 17 de maio daquele ano, o longa — que aborda questões como o tempo, a vida e a morte — causou polêmica na época, mas logo se tornou uma referência para o cinema de vanguarda. Hoje, “Limite” figura em primeiro lugar na lista que a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) elaborou com os 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Para comemorar os 90 anos do lançamento de “Limite”, o Curta! preparou uma programação especial que homenageia Mario Peixoto e celebra seu legado. Amanhã, 14 de maio, às 13h15, exibe “Mar de Fogo”, de Joel Pizzini, um filme-ensaio em curta-metragem sobre o processo criativo de Peixoto, que recria livremente a visão do diretor quando estava dirigindo “Limite”, sua obra-prima. Haverá reprises no domingo, dia 16, às 18h, e na segunda-feira, dia 17, às 7h15. Já o longa documental “Onde a Terra Acaba”, de Sergio Machado, mostra o fruto de uma intensa pesquisa, que durou mais de dois anos, sobre a vida e a obra de Peixoto, e será exibido no canal no domingo, 23 de maio, 21h15.

Já no segundo semestre, estreia na programação do canal outra produção sobre o processo de restauração de “Limite”. É o episódio inédito da série exclusiva “Lost+Found”, que vai falar sobre Saulo Pereira de Mello, pioneiro da restauração de filmes no Brasil e responsável por ‘salvar’ a obra de Mario Peixoto. A série, idealizada por Hernani Heffner, aborda a preservação audiovisual. O episódio dedicado a Saulo ganhará uma pré-estreia virtual nesta segunda-feira, dia 17, pelo canal da Cinemateca do MAM no Vimeo (vimeo.com/channels/cinematecadomam). Ficará disponível durante 24 horas lá.

Confira o Curta! Cinema sobre "Lost+Found": 


Confira mais detalhes:

''Mar de Fogo''              
Sexta-feira, 14 de maio, 13h15

Filme-ensaio sobre o processo criativo do cineasta Mário Peixoto (1908-1992), autor de Limite, um dos clássicos do cinema brasileiro. O título também recria livremente a visão do diretor ao realizar sua obra-prima. Diretor: Joel Pizzini. Duração: 9 min. Classificação:  Livre. Horários Alternativos: 16 de maio, domingo, 05h e às 18h; 17 de maio, segunda-feira, às 07h15.

''Onde A Terra Acaba'' 
Domingo, 23 de maio, 21h15

"Onde a Terra Acaba" foi dirigido pelo cineasta Sérgio Machado e é fruto de uma pesquisa de mais de dois anos sobre a vida e a obra de Mário Peixoto. Diretor: Sergio Machado. Duração: 74 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 25 de maio, terça-feira, 22h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato