Do apogeu ao colapso: 'Adeus, Camaradas!' mostra trajetória da União Soviética

Divulgação/Curta!On

Os reflexos da ditadura de Stalin, a expansão do bloco socialista, o gulag, os segredos por trás da explosão da usina de Chernobyl, a conquista espacial, a queda do muro de Berlim. Esses e muitos outros acontecimentos que fazem parte dos anos em que a União Soviética dominava politicamente uma boa parcela do planeta — do fim da Segunda Guerra até o início dos anos 1990 — são relembrados e analisados na minissérie francesa ''Adeus, Camaradas!'', na programação do Curta!On.

Dividida em seis episódios de cerca de 50 minutos, a produção da ARTE-France é dirigida pelo documentarista russo Andrei Nekrasov. “Apogeu”, “Ameaças”, “Esperança”, “Revolução”, “Despertar” e “Colapso” são os títulos dos capítulos que contam a história do auge do “império” comunista, passando pelo início de seu declínio até o colapso total. De forma criativa e didática — por vezes utilizando recursos do humor, mas também dando tons de pesar diante de momentos mais trágicos —, a série destaca acontecimentos a partir da década de 1970, quando a União Soviética lançava os primeiros foguetes e começava a conquista espacial, símbolo maior de seu apogeu.

A condução da série é feita por uma personagem — interpretada pela atriz Tatiana Nekrasov — que revela ter estudado História para não esquecer o passado. Ela questiona o narrador, a quem chama de pai, que lamentava o que considerava “a morte do socialismo”, após assistir pela televisão, em 25 de dezembro de 1991, a renúncia de Mikhail Gorbachev à presidência da União Soviética e a dissolução do bloco. “Aquela superpotência nunca antes derrotada acabou derrotando a si mesma”, analisa.

Filmados em 12 países que antes compunham a chamada Cortina de Ferro, como Alemanha e Romênia, a série apresenta uma análise do bloco socialista europeu e suas lideranças, além de mostrar as dificuldades enfrentadas enquanto a União Soviética se desmantelava. Passado o auge do regime, muitos países começaram a lutar por independência e ondas nacionalistas e separatistas ganharam força, aumentando os conflitos nos domínios soviéticos. Os episódios trazem imagens históricas e entrevistas com pessoas que participaram do desenrolar dos acontecimentos, como, por exemplo, Alexei Kondaurov, oficial da KGB, o serviço secreto soviético, de 1973 a 1991.

“Adeus, Camaradas!” mostra, ainda, os últimos suspiros da antiga potência mundial e o início de novos caminhos que a Rússia tomaria dali em diante: a implementação da Perestroika e do Glasnost pelo presidente Mikhail Gorbachev, em 1986, em prol de uma reestruturação econômica e de uma maior abertura política.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato