Estação Livre abre espaço para literaturas antirracista e negra nesta sexta-feira

Crédito: Nathalie Bohm

Nesta sexta-feira (21/5), o Estação Livre terá como temática a literatura. Apresentado por Cris Guterres, o programa convida a assistente social e criadora de conteúdo Camilla Dias e o autor de sci-fi e fantasia afroamericana Ale Santos. Tendo como destaque a discussão da literatura antirracista, literatura negra e racismo presente na literatura brasileira, a edição ainda traz uma reportagem sobre Machado de Assis e fala sobre os 50 anos do álbum What's Going On, de Marvin Gaye. Vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Nas reportagens, que auxiliam a composição do tema, são abordados temas como as livrarias especializadas em literatura negra e quais os motivos para haver investimento neste mercado e a história dos povos negros contada através de ilustrações, com Marcelo di Salete. A educadora Elly Bayó também fala sobre a criação de um catálogo de livros infantis com temática antirracista a partir de obras nacionais, num projeto batizado de Educação Antirracista.

Para falar sobre racismo na literatura brasileira até chegar ao enbranquecimento de Machado de Assis, Tom Farias. O professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, e o publicitário responsável pela campanha Machado de Assis Real também estão na reportagem.

O Estação livre ainda destaca os 50 anos do álbum What's Going On, comemorados no dia em que o programa é exibido. Considerada obra mais aclamada de Marvin Gaye, marcou uma nova tendência no soul norte-americano e, na edição, o público confere a história e a importância do disco até os dias de hoje.

Sobre Camilla Dias

Mediadora de leitura e pós-graduada em Docência em Literatura e Humanidades, Camilla Dias é criadora independente do Instagram @camillaeseuslivros desde 2015. Atualmente, é mediadora em um dos coletivos Leia Mulheres, na cidade de Santo André (SP), no Projeto Livro Livre, voltado para formação do leitor literário, no projeto Leituras Decoloniais.

Sobre Ale Santos

É autor de sci-fi e fantasia afro​americana e consultor de gamificação pela Savege Fiction. Colabora também com história da cultura negra para o Muito Interessante e The Intercept Brasil. "Conheci bem cedo o poder da ficção e estabeleci uma ligação intensa com a leitura", conta Ale Santos.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem