Estação Livre abre espaço para literaturas antirracista e negra nesta sexta-feira

Crédito: Nathalie Bohm

Nesta sexta-feira (21/5), o Estação Livre terá como temática a literatura. Apresentado por Cris Guterres, o programa convida a assistente social e criadora de conteúdo Camilla Dias e o autor de sci-fi e fantasia afroamericana Ale Santos. Tendo como destaque a discussão da literatura antirracista, literatura negra e racismo presente na literatura brasileira, a edição ainda traz uma reportagem sobre Machado de Assis e fala sobre os 50 anos do álbum What's Going On, de Marvin Gaye. Vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Nas reportagens, que auxiliam a composição do tema, são abordados temas como as livrarias especializadas em literatura negra e quais os motivos para haver investimento neste mercado e a história dos povos negros contada através de ilustrações, com Marcelo di Salete. A educadora Elly Bayó também fala sobre a criação de um catálogo de livros infantis com temática antirracista a partir de obras nacionais, num projeto batizado de Educação Antirracista.

Para falar sobre racismo na literatura brasileira até chegar ao enbranquecimento de Machado de Assis, Tom Farias. O professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, e o publicitário responsável pela campanha Machado de Assis Real também estão na reportagem.

O Estação livre ainda destaca os 50 anos do álbum What's Going On, comemorados no dia em que o programa é exibido. Considerada obra mais aclamada de Marvin Gaye, marcou uma nova tendência no soul norte-americano e, na edição, o público confere a história e a importância do disco até os dias de hoje.

Sobre Camilla Dias

Mediadora de leitura e pós-graduada em Docência em Literatura e Humanidades, Camilla Dias é criadora independente do Instagram @camillaeseuslivros desde 2015. Atualmente, é mediadora em um dos coletivos Leia Mulheres, na cidade de Santo André (SP), no Projeto Livro Livre, voltado para formação do leitor literário, no projeto Leituras Decoloniais.

Sobre Ale Santos

É autor de sci-fi e fantasia afro​americana e consultor de gamificação pela Savege Fiction. Colabora também com história da cultura negra para o Muito Interessante e The Intercept Brasil. "Conheci bem cedo o poder da ficção e estabeleci uma ligação intensa com a leitura", conta Ale Santos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato