Giuliana Girardi comanda ''Bichos na Escuta'', novo podcast do Fantástico, no Globoplay e no G1

Divulgação

Os pets invadiram a podosfera. Eles são o tema central de ''Bichos na Escuta'', novo podcast do Fantástico, disponível no Globoplay, no G1 e nas principais plataformas de áudio. Comandado pela jornalista Giuliana Girardi, o programa tem episódios semanais, sempre às quintas-feiras, e conta com a participação da veterinária Rita Ericson, consultora do “Encontro com Fátima Bernardes” desde 2004 e mestre em comportamento animal. 
 
Toda semana, Giuliana e Rita recebem convidados para dividir suas histórias com animais de estimação. No episódio de estreia, Angélica, Murilo Rosa e Fernanda Tavares conversam sobre adoção animal. "Adotar um animalzinho é muito sério. Muitos deles vieram da rua, sofreram maus tratos e estão assustados, o que pode refletir na adaptação. ‘Devolver’ um bichinho é um ato muito doído, pois ele se adapta à casa, à família e muitas vezes passa a se sentir rejeitado, com comportamentos mais complicados”, explica Angélica. “Recado para quem for adotar um animal: ele vai ser super grato para sempre. E você também, pois ele traz momentos super positivos para a família”, acredita Murilo. 
 
O podcast pretende discutir temas que refletem o tamanho do amor – e do mercado – do brasileiro em relação aos bichos de estimação. O Brasil é o terceiro maior país do segmento, atrás apenas de Estados Unidos e China. Entre 2019 e 2020, a despeito da pandemia, o setor avançou 13,5% no país. Segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil, o faturamento combinado do segmento chegou a R$ 40,8 bilhões em 2020. 
 
“Quase todas as reportagens relacionadas a bichos de estimação no Fantástico são feitas por mim, porque adoro falar deles”, conta Giuliana, que vive há cinco anos com uma gatinha, a Menina, resgatada por uma ONG quando tinha 1 ano e meio. “Desde que fiz um reality, em 2019, sobre animais de rua e protetores, fiquei com esse assunto na cabeça. As pessoas me perguntavam quando teria a segunda temporada. Foi daí que surgiu a ideia de criar um podcast”, completa a jornalista.  
  
Entrevista com Giuliana Girardi: 

Ainda existem muitas dúvidas a respeito da criação dos bichinhos?
Giuliana Girardi: Demais. E as perguntas são sobre diversos temas. Posso passar pimenta no cabo do carregador de telefone para evitar que o cachorro destrua o fio? Por que meu gato começou a fazer xixi na poltrona? Para tirar todas essas dúvidas, contamos com uma consultora fixa. A Rita Ericson é veterinária especializada em comportamento animal. Ela responde sobre tudo isso, dá várias dicas e traz informações importantes sobre o tema do episódio que vamos tratar. 
  
Como foram feitas as apurações para a construção dos episódios? Quais foram as maiores dificuldades / desafios para construção dos conteúdos?   
Giuliana Girardi: Os animais de estimação rendem muitos temas. Pare para conversar com um amigo sobre seu cachorro, por exemplo. Você pode falar sobre o comportamento, se o pelo caiu muito ou não, se ele dorme com você, qual a brincadeira favorita. A gente pode abordar muitos pontos! Acredito que a maior dificuldade é escolher o que vamos deixar de fora, porque a oferta é imensa. Escolhido um tópico, nossa equipe, que ama animais, sai atrás dos exemplos. Sempre vamos trazer a história de alguém com seu bichinho para ilustrar a discussão e depois aproveitamos para tirar todas as dúvidas sobre o tema. 
  
Podemos dizer que houve um crescimento de adoção de pets na pandemia? O teria motivado isso?   
 Giuliana Girardi: Cresceu sim, principalmente no começo da pandemia. As pessoas estão mais tempo em casa. Aquelas que já desejavam adotar, sentiram que esse seria um bom momento para dedicar mais atenção e entender as demandas do bichinho. As famílias com filhos pequenos também acabaram cedendo aos pedidos das crianças de ter um animal de estimação. O problema é quando isso é feito no impulso. Um cachorro, por exemplo, pode viver vinte anos. Ele requer cuidados médicos, é preciso dedicar tempo à educação. Isso tudo tem que ser estudado antes.  
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem