Giuliana Girardi comanda ''Bichos na Escuta'', novo podcast do Fantástico, no Globoplay e no G1

Divulgação

Os pets invadiram a podosfera. Eles são o tema central de ''Bichos na Escuta'', novo podcast do Fantástico, disponível no Globoplay, no G1 e nas principais plataformas de áudio. Comandado pela jornalista Giuliana Girardi, o programa tem episódios semanais, sempre às quintas-feiras, e conta com a participação da veterinária Rita Ericson, consultora do “Encontro com Fátima Bernardes” desde 2004 e mestre em comportamento animal. 
 
Toda semana, Giuliana e Rita recebem convidados para dividir suas histórias com animais de estimação. No episódio de estreia, Angélica, Murilo Rosa e Fernanda Tavares conversam sobre adoção animal. "Adotar um animalzinho é muito sério. Muitos deles vieram da rua, sofreram maus tratos e estão assustados, o que pode refletir na adaptação. ‘Devolver’ um bichinho é um ato muito doído, pois ele se adapta à casa, à família e muitas vezes passa a se sentir rejeitado, com comportamentos mais complicados”, explica Angélica. “Recado para quem for adotar um animal: ele vai ser super grato para sempre. E você também, pois ele traz momentos super positivos para a família”, acredita Murilo. 
 
O podcast pretende discutir temas que refletem o tamanho do amor – e do mercado – do brasileiro em relação aos bichos de estimação. O Brasil é o terceiro maior país do segmento, atrás apenas de Estados Unidos e China. Entre 2019 e 2020, a despeito da pandemia, o setor avançou 13,5% no país. Segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil, o faturamento combinado do segmento chegou a R$ 40,8 bilhões em 2020. 
 
“Quase todas as reportagens relacionadas a bichos de estimação no Fantástico são feitas por mim, porque adoro falar deles”, conta Giuliana, que vive há cinco anos com uma gatinha, a Menina, resgatada por uma ONG quando tinha 1 ano e meio. “Desde que fiz um reality, em 2019, sobre animais de rua e protetores, fiquei com esse assunto na cabeça. As pessoas me perguntavam quando teria a segunda temporada. Foi daí que surgiu a ideia de criar um podcast”, completa a jornalista.  
  
Entrevista com Giuliana Girardi: 

Ainda existem muitas dúvidas a respeito da criação dos bichinhos?
Giuliana Girardi: Demais. E as perguntas são sobre diversos temas. Posso passar pimenta no cabo do carregador de telefone para evitar que o cachorro destrua o fio? Por que meu gato começou a fazer xixi na poltrona? Para tirar todas essas dúvidas, contamos com uma consultora fixa. A Rita Ericson é veterinária especializada em comportamento animal. Ela responde sobre tudo isso, dá várias dicas e traz informações importantes sobre o tema do episódio que vamos tratar. 
  
Como foram feitas as apurações para a construção dos episódios? Quais foram as maiores dificuldades / desafios para construção dos conteúdos?   
Giuliana Girardi: Os animais de estimação rendem muitos temas. Pare para conversar com um amigo sobre seu cachorro, por exemplo. Você pode falar sobre o comportamento, se o pelo caiu muito ou não, se ele dorme com você, qual a brincadeira favorita. A gente pode abordar muitos pontos! Acredito que a maior dificuldade é escolher o que vamos deixar de fora, porque a oferta é imensa. Escolhido um tópico, nossa equipe, que ama animais, sai atrás dos exemplos. Sempre vamos trazer a história de alguém com seu bichinho para ilustrar a discussão e depois aproveitamos para tirar todas as dúvidas sobre o tema. 
  
Podemos dizer que houve um crescimento de adoção de pets na pandemia? O teria motivado isso?   
 Giuliana Girardi: Cresceu sim, principalmente no começo da pandemia. As pessoas estão mais tempo em casa. Aquelas que já desejavam adotar, sentiram que esse seria um bom momento para dedicar mais atenção e entender as demandas do bichinho. As famílias com filhos pequenos também acabaram cedendo aos pedidos das crianças de ter um animal de estimação. O problema é quando isso é feito no impulso. Um cachorro, por exemplo, pode viver vinte anos. Ele requer cuidados médicos, é preciso dedicar tempo à educação. Isso tudo tem que ser estudado antes.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato