Linhas Cruzadas conversa sobre polarização e redes sociais nesta quinta-feira

Crédito: Bruna Frasson

Nesta quinta-feira (20/5), os apresentadores do Linhas Cruzadas conversam sobre polarização. Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama trazem ao programa observações sobre os traços ancestrais da polarização em nossa história, o atual cenário das redes sociais, bem como possíveis maneiras de combater discursos polarizadores. A edição vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Para falar sobre aquilo que faz as redes sociais "arderem" e muitas vezes "azeda os almoços de domingo das famílias", o filósofo e a jornalista engatam nos primórdios da polarização. Isto é, ao longo do programa, resgates históricos vão sendo desenhados para que se esclareçam pontos importantes da discussão. "A polarização que interessa à história se inicia quando começa a haver possibilidade de opiniões e visões políticas (...) Ou seja, quando o poder começa a ser disputado." diz Pondé.

"Me parece que na política, ele - o polarizador - faz esse vínculo entre a retórica do ódio, produção de pobreza ideológica, analfabetismo ideológico. Uma pólis não política, uma cidade não política" complementa o filósofo. Em meio a recomendações de autores, livros, documentários e entrevistas de outras personalidades, os apresentadores apontam características recorrentes de pessoas polarizadoras e suas posições em debates políticos.

Por fim, entre perguntas e respostas, o episódio abre debate em cima do atual cenário das redes sociais e quais as influências delas na potencialidade dos discursos polarizadores. Os apresentadores destacam a pobreza de percepções da realidade e como tais discursos podem acabar extrapolando os limites institucionais.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato