Paulo Thiago ganha mostra no Canal Brasil

Divulgação

Na próxima semana, o Canal Brasil exibe uma mostra em homenagem ao cineasta Paulo Thiago. Nascido em Aimorés, em Minas Gerais, mas radicado desde cedo no Rio de Janeiro, Paulo Thiago se formou em Economia e Sociologia pela PUC-Rio, mas logo seu interesse por cinema e literatura. Durante a adolescência, teve aulas de violão com Roberto Menescal e se aproximou da Bossa Nova. Estreou no cinema com “A Criação Literária de João Guimarães Rosa” (1969) e, no ano seguinte, realizou seu primeiro longa, “Os Senhores da Terra” (1970). Sua filmografia é marcada por adaptações de grandes obras da literatura brasileira. De terça (11/05) a sexta (14/05), o Canal Brasil exibe quatro de seus principais filmes, sempre na faixa de 0h30. 

A programação tem início com “Coisa Mais Linda: Histórias e Casos da Bossa Nova” (2005), documentário que traz um panorama completo sobre o nascimento do movimento musical, na década de 1950. Em seguida, vai ao ar “Policarpo Quaresma, o Herói do Brasil” (1998), filme baseado na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto. A mostra continua com a exibição de “Vagas para Moças de Fino Trato” (1992), título vencedor do Troféu Candango em 1993, no Festival de Brasília. O filme é uma adaptação da peça homônima de Alcione Araújo, que também assina o roteiro. A mostra termina com o longa “O Vestido” (2003), inspirado no poema de Carlos Drummond de Andrade “O Caso do Vestido”.

Mostra Paulo Thiago
Início: madrugada de terça (11/05) para quarta (12/05), à 0h30.
Horário: De terça (11/05) a sexta (14/05), sempre na faixa de 0h30. 

Coisa Mais Linda: Histórias e Casos da Bossa Nova (2005) (124’) 
Classificação: Livre
Direção: Paulo Thiago
Horário: madrugada de terça (11/05) para quarta (12/05), à 0h30.

Sinopse: Um painel histórico, musical e informativo sobre o nascimento da Bossa Nova, na década de 50. Os músicos Roberto Menescal e Carlos Lyra relembram histórias e descrevem apresentações - como a do Carnegie Hall em Nova Iorque - que colocaram a MPB no cenário musical internacional no início dos anos 60.

Policarpo Quaresma, o Herói do Brasil (1998) (123’) 
Classificação: 14 anos
Direção: Paulo Thiago
Elenco: Paulo José, Giulia Gam, Ilya São Paulo, Antonio Calloni, Bete Coelho, Othon Bastos
Horário: madrugada de quarta (12/05) para quinta (13/05), à 0h30.

Sinopse: Nos primeiros anos da República, o major Policarpo Quaresma luta pela valorização da cultura. Ele tem como propostas a cassação de políticos gananciosos e a adoção do tupi-guarani como idioma oficial.

Vagas para Moças de Fino Trato (1992) (98’)
Horário: madrugada de quinta (13/05) para sexta (14/05), à 0h30. 
Classificação: 18 anos
Direção: Paulo Thiago
Elenco: Norma Bengell, Lucélia Santos, Maria Zilda Bethlem, Paulo Cesar Peréio

Sinopse: Gertrudes aluga vagas em seu apartamento para duas mulheres: Madalena e Lúcia. A primeira é realista e diverte-se com seus amantes, enquanto a segunda é sonhadora e vive à espera de um príncipe encantado.

O Vestido (2003) (116’)
Horário: madrugada de sexta (14/05) para sábado (15/05), à 0h30. 
Classificação: 16 anos
Direção: Paulo Thiago
Elenco: Leonardo Vieira, Paulo José, Othon Bastos, Ana Lúcia Torre, Daniel Dantas

Sinopse: Na adaptação do poema "Caso do Vestido", de Drummond, duas meninas descobrem, no porão da casa, um velho e lindo vestido de festa e flagram a mãe chorando, agarrada à peça de roupa. Ângela revela às filhas o sofrimento iniciado quando deu a uma amiga o vestido com que o marido a havia presentedo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato