Política, CPI e polarização: Malu Gaspar é a convidada do #Provoca desta terça-feira

Divulgação Beatriz Girão

Conhecida pelo trabalho no ramo do jornalismo político, Malu Gaspar é a convidada da próxima edição do #Provoca, apresentado por Marcelo Tas. A jornalista conta sobre seu livro A organização: A Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo, publicado em 2020, e comenta sobre o atual cenário político brasileiro envolvendo a CPI da Covid-19 e os discursos simplistas que alimentam cada vez mais a polarização no país. A edição vai ao ar nesta terça-feira (25/5), às 22h, na TV Cultura.

A jornalista conta que a "história de impunidade" da então empreiteira Odebrecht foi uma das razões para que o livro fosse desenvolvido. "Quando a Lava-Jato chegou, eles subestimaram o poder que a investigação e o alcance que ela teria ao chegar até eles", diz Malu Gaspar. Durante a conversa, a convidada também expõe o quanto eles estavam "lastreados" em certas convicções que, em suas palavras, "foram por terra porque o Brasil tinha mudado e eles não tinham se dado conta disso."

Conduzindo a entrevista ao momento presente da política brasileira, Tas faz questionamentos sobre a CPI da Covid-19 e certas responsabilidades passadas que podem ter desaguado na polarização dos dias de hoje. "Acho muito difícil a gente prever o que vai acontecer com a CPI agora, mas acredito que tem tido um efeito positivo em expor essas contradições entre as narrativas que o governo vem fabricando ao longo da pandemia e o que de fato aconteceu.", diz Malu. A jornalista complementa que estamos passando por um momento agudo e repleto de camadas. Em suas palavras, atribuir responsabilidades do presente a momentos do nosso passado "faz parte desse discurso simplista que alimentou a polarização política que a gente vive hoje (...)".

Mas, mesmo em meio a assuntos sérios e delicados, o apresentador e a convidada trazem ao espectador momentos de descontração ao revelar que as apurações para seus livros eram igualmente compartilhadas com seu filho, só que na versão infantil. "Ele queria que eu contasse as histórias e eu não tinha uma história pra contar, eu passava o dia fazendo isso, como é que eu ia contar outra história?", conta Malu.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato