Preservação da biodiversidade pauta Brasil 2050 desta sexta-feira na TV Brasil

Divulgação

Nesta sexta (7), o seriado Brasil 2050 debate a importância da preservação da biodiversidade para reduzir os impactos no ecossistema durante os processos produtivos. O episódio inédito, que vai ao ar às 15h30, na TV Brasil, revela casos de sucesso de conservação, reflorestamento e conscientização.

Os 13 episódios que compõem a primeira temporada do seriado Brasil 2050 percorrem o território nacional para traçar um mapa dos projetos e iniciativas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil. São ações que servem de inspiração para a construção de um país socialmente mais justo, ambientalmente responsável e economicamente viável. 

O documentário exibido esta semana mostra que na região de Poços de Caldas, em Minas Gerais, a Alcoa busca minimizar a perturbação de qualquer habitat original e evitar áreas sensíveis. A companhia tem desenvolvido boas práticas com a implementação de técnicas de restauro florestal e processos inovadores da indústria para mitigar o efeito na vegetação, nos animais e nos recursos naturais. 

Na unidade da Alcoa em Poços de Caldas, foi desenvolvida, por exemplo, a metodologia de utilização de lonas plásticas no entorno das mudas de espécies nativas em áreas de restauração ambiental. O objetivo é combater o avanço de espécies exóticas invasoras que afetam o desenvolvimento das espécies nativas, por competirem por nutrientes, eliminando o uso de qualquer produto químico para realizar esse controle.

Outro exemplo bem-sucedido que o Brasil 2050 revela é a atuação do Programa de Empreendedores da Conservação (E-CONS) no estado do Paraná. A iniciativa apoia pequenos proprietários de terras conservadas, como a Reserva Bicudinho-do-brejo de

Guaratuba e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Airumã, na região urbana de Curitiba.

Para implementar o E-CONS, durante três anos, projetos de líderes inovadores de cada bioma brasileiro receberam investimentos financeiros e respaldo técnico com o objetivo de estabelecer ações que multiplicassem a escala de suas ações.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato