Preservação da biodiversidade pauta Brasil 2050 desta sexta-feira na TV Brasil

Divulgação

Nesta sexta (7), o seriado Brasil 2050 debate a importância da preservação da biodiversidade para reduzir os impactos no ecossistema durante os processos produtivos. O episódio inédito, que vai ao ar às 15h30, na TV Brasil, revela casos de sucesso de conservação, reflorestamento e conscientização.

Os 13 episódios que compõem a primeira temporada do seriado Brasil 2050 percorrem o território nacional para traçar um mapa dos projetos e iniciativas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil. São ações que servem de inspiração para a construção de um país socialmente mais justo, ambientalmente responsável e economicamente viável. 

O documentário exibido esta semana mostra que na região de Poços de Caldas, em Minas Gerais, a Alcoa busca minimizar a perturbação de qualquer habitat original e evitar áreas sensíveis. A companhia tem desenvolvido boas práticas com a implementação de técnicas de restauro florestal e processos inovadores da indústria para mitigar o efeito na vegetação, nos animais e nos recursos naturais. 

Na unidade da Alcoa em Poços de Caldas, foi desenvolvida, por exemplo, a metodologia de utilização de lonas plásticas no entorno das mudas de espécies nativas em áreas de restauração ambiental. O objetivo é combater o avanço de espécies exóticas invasoras que afetam o desenvolvimento das espécies nativas, por competirem por nutrientes, eliminando o uso de qualquer produto químico para realizar esse controle.

Outro exemplo bem-sucedido que o Brasil 2050 revela é a atuação do Programa de Empreendedores da Conservação (E-CONS) no estado do Paraná. A iniciativa apoia pequenos proprietários de terras conservadas, como a Reserva Bicudinho-do-brejo de

Guaratuba e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Airumã, na região urbana de Curitiba.

Para implementar o E-CONS, durante três anos, projetos de líderes inovadores de cada bioma brasileiro receberam investimentos financeiros e respaldo técnico com o objetivo de estabelecer ações que multiplicassem a escala de suas ações.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem