Um ano de Any Malu no Cartoon Network: conheça o processo criativo musical por trás da série

Divulgação

A digital influencer de animação mais atrapalhada das telinhas comemora, nesta terça-feira (4), um ano de estreia do seu programa no Cartoon Network, o Any Malu Show. O canal contratou a adolescente em 2018, poucos anos após a criação da página O (Sur)Real Mundo de Any Malu, no Youtube, que, na época, contava com 2,8 milhões de inscritos e, hoje, já passa dos 3,4 milhões. Produzida 100% pelo Combo Estúdio, produtora de animação do Rio de Janeiro responsável também pela série Super Drags, da Netflix, toda a criação da personagem passou por um processo detalhado de desenvolvimento, até mesmo as trilhas sonoras e o sound design .

Para isso, o Combo contou com o estúdio de gravações e produtora de áudio Data Estelar Estúdios, parceiro em diversos projetos desenvolvidos pela empresa carioca. De acordo com o CEO Fernando Cañedo, a trilha sonora de um vídeo vai além das músicas de fundo, envolvendo todo o áudio percebido. "A música original é o que consideramos trilha, mas, na verdade, trilha sonora é bem mais do que isso. Nela, temos várias facetas, como música, sound design, diálogos, cada um com suas particularidades. Na música original, temos tudo relacionado aos temas das personagens e situações, pontuações incidentais de cena, vinhetas de abertura e encerramento, bem como as canções em si", explica. Já o sound design tem tudo aquilo que não é propriamente musical, toda a manipulação de ruídos e edição de som, como os sound effects (efeitos em geral), os foleys (sons de passo, movimento de roupa, interação com outros objetos de cena) e os backgrounds (ambiente, cidade, chuva etc.). "Há, ainda, os diálogos, que são as vozes de cada um dos personagens. Isso é a trilha sonora", conclui.

Produção de áudio
Ainda segundo Cañedo, o processo de produção do áudio de um episódio passa por diversas etapas, sendo o primeiro estágio com o animatic (esboço) e diálogos montados, e as sugestões da direção musical iniciam a composição dos sketches da música. Após o recebimento da animação final, ajustam-se os pontos musicais já iniciados, regravando instrumentos, completando e editando arranjos com instrumentos virtuais ou reais. E, então, entra todo o processo de pós-produção, produzindo o sound design e edição, incluindo o tratamento dos diálogos e a mixagem - processo de mistura que garante que todos esses aspectos funcionem bem em união e ajudem no contar da história.

No caso da Any Malu, a música central da personagem a acompanhou não apenas descritivamente, mas foi se moldando de acordo com a personalidade, época e estilo da animação, que constantemente evoluíam. "Nos primeiros episódios para o Youtube, a Malu ainda estava se descobrindo como desenho (pessoa), então, a música tinha uma temática 8bits (som de game), mais voltada para a simplicidade e experimentações de sons eletrônicos. Ela foi crescendo e, hoje, os temas são recheados de orquestração; outros, extremamente modernos e eletrônicos, cheio de informações, profundidade e irreverência. Mas também são cômicos, igual a personalidade dela, que é toda destrambelhada e cheia de si", explica.

Para o programa no Cartoon Network, a abertura passou a ser mais acelerada, acompanhando a autoconfiança (extrapolada) da blogueirinha, com uma roupagem totalmente nova. "Ela está mais poderosa e afrontosa do que nunca, e isso é notado no tema de abertura, com guitarras pesadas somadas a sintetizadores, beats eletrônicos e baterias abrindo alas pra ela passar", brinca Cañedo.

Desde a criação da Any Malu, não foi só o tema principal que mudou. Todos os temas de personagem foram revisitados e trabalhados em novos gêneros, desde reggaeton e k-pop a Willen e Kotoko, até Rock Industrial com temática de horror para a Agatha. "Mas nada foi esquecido. As músicas mais antigas da Malu seguem firmes no Youtube, e até mesmo o primeiro tema dela ainda é recorrente em todos os episódios. Ela evoluiu, mas nunca perdeu sua essência", conclui.

Atualmente, a youtuber conta com uma playlist de milhares de músicas nos mais diversos estilos, como reggae, country music, dance e música clássica. Um dos episódios que destacam a adaptação do tema central em diferentes formas é o que mostra a adolescente pintada por artistas como Pablo Picasso, Van Gogh, Banksy, Andy Warhol, Tarsila do Amaral e Joan Miró. Para cada obra de arte, a música foi elaborada de acordo com o estilo da época. Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=L7FlThxp0bo

Um ano de Any Malu Show no Cartoon Network

O sucesso entre crianças e adolescentes nas plataformas da web deu à personagem a possibilidade de pular das telas de computadores, tablets e celulares e "invadir" a televisão. A influenciadora chamou a atenção da Turner, detentora do canal Cartoon Network, e, desde maio de 2020, apresenta o Any Malu Show, também em toda a América Latina. A segunda temporada estreou em 2 de março deste ano com 13 novos episódios, que vão ao ar toda terça-feira, às 17h45, até o dia 25 de maio.

Segundo Marcelo Pereira, diretor executivo e um dos sócios do Combo Estúdio, a personagem foi criada de uma forma que os adolescentes se identificassem. "Criamos a Any Malu em 2015 com a intenção de que ela fosse um portfólio para mostrar a qualidade da produção do Combo Estúdio. Fizemos alguns vídeos curtos e interativos e, aos poucos, ela foi fazendo sucesso nas mídias sociais. Any Malu é divertida, brincalhona e teve uma repercussão muito positiva no Cartoon", diz.

Só no ano passado, o canal no YouTube ganhou quase 500 mil novos inscritos, e o Tik Tok oficial, criado há pouco menos de um ano, também tem uma abrangência incrível: já passa de 1 milhão de inscrições.

Sobre o Combo Estúdio

O Combo Estúdio foi criado no Rio de Janeiro, em 2015, como uma produtora de ilustração e animação 2D e se tornou referência em seu campo de atuação. Comandado pelos sócios Marcelo Pereira e Vitor Campos, transita nas mais diversas mídias, oferecendo serviços em todos os estágios da produção: criação de personagens, roteiro, storyboard, animação, dublagem, sonorização, edição e pós-produção. Também atua na área de animação para web e desenvolvimento de aplicativos e jogos. Com grandes parceiros, como Cartoon Network, Netflix, Disney e Google, produziu grandes sucessos, como Any Malu e Super Drags. Com a sua expertise, também criou o "Curso de Animação e Rig Combo Estúdio", uma formação exclusiva e 100% on-line, dividida em 19 disciplinas e 61 aulas que, do básico ao avançado, transforma os alunos em verdadeiros animadores.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem