Um ano de Any Malu no Cartoon Network: conheça o processo criativo musical por trás da série

Divulgação

A digital influencer de animação mais atrapalhada das telinhas comemora, nesta terça-feira (4), um ano de estreia do seu programa no Cartoon Network, o Any Malu Show. O canal contratou a adolescente em 2018, poucos anos após a criação da página O (Sur)Real Mundo de Any Malu, no Youtube, que, na época, contava com 2,8 milhões de inscritos e, hoje, já passa dos 3,4 milhões. Produzida 100% pelo Combo Estúdio, produtora de animação do Rio de Janeiro responsável também pela série Super Drags, da Netflix, toda a criação da personagem passou por um processo detalhado de desenvolvimento, até mesmo as trilhas sonoras e o sound design .

Para isso, o Combo contou com o estúdio de gravações e produtora de áudio Data Estelar Estúdios, parceiro em diversos projetos desenvolvidos pela empresa carioca. De acordo com o CEO Fernando Cañedo, a trilha sonora de um vídeo vai além das músicas de fundo, envolvendo todo o áudio percebido. "A música original é o que consideramos trilha, mas, na verdade, trilha sonora é bem mais do que isso. Nela, temos várias facetas, como música, sound design, diálogos, cada um com suas particularidades. Na música original, temos tudo relacionado aos temas das personagens e situações, pontuações incidentais de cena, vinhetas de abertura e encerramento, bem como as canções em si", explica. Já o sound design tem tudo aquilo que não é propriamente musical, toda a manipulação de ruídos e edição de som, como os sound effects (efeitos em geral), os foleys (sons de passo, movimento de roupa, interação com outros objetos de cena) e os backgrounds (ambiente, cidade, chuva etc.). "Há, ainda, os diálogos, que são as vozes de cada um dos personagens. Isso é a trilha sonora", conclui.

Produção de áudio
Ainda segundo Cañedo, o processo de produção do áudio de um episódio passa por diversas etapas, sendo o primeiro estágio com o animatic (esboço) e diálogos montados, e as sugestões da direção musical iniciam a composição dos sketches da música. Após o recebimento da animação final, ajustam-se os pontos musicais já iniciados, regravando instrumentos, completando e editando arranjos com instrumentos virtuais ou reais. E, então, entra todo o processo de pós-produção, produzindo o sound design e edição, incluindo o tratamento dos diálogos e a mixagem - processo de mistura que garante que todos esses aspectos funcionem bem em união e ajudem no contar da história.

No caso da Any Malu, a música central da personagem a acompanhou não apenas descritivamente, mas foi se moldando de acordo com a personalidade, época e estilo da animação, que constantemente evoluíam. "Nos primeiros episódios para o Youtube, a Malu ainda estava se descobrindo como desenho (pessoa), então, a música tinha uma temática 8bits (som de game), mais voltada para a simplicidade e experimentações de sons eletrônicos. Ela foi crescendo e, hoje, os temas são recheados de orquestração; outros, extremamente modernos e eletrônicos, cheio de informações, profundidade e irreverência. Mas também são cômicos, igual a personalidade dela, que é toda destrambelhada e cheia de si", explica.

Para o programa no Cartoon Network, a abertura passou a ser mais acelerada, acompanhando a autoconfiança (extrapolada) da blogueirinha, com uma roupagem totalmente nova. "Ela está mais poderosa e afrontosa do que nunca, e isso é notado no tema de abertura, com guitarras pesadas somadas a sintetizadores, beats eletrônicos e baterias abrindo alas pra ela passar", brinca Cañedo.

Desde a criação da Any Malu, não foi só o tema principal que mudou. Todos os temas de personagem foram revisitados e trabalhados em novos gêneros, desde reggaeton e k-pop a Willen e Kotoko, até Rock Industrial com temática de horror para a Agatha. "Mas nada foi esquecido. As músicas mais antigas da Malu seguem firmes no Youtube, e até mesmo o primeiro tema dela ainda é recorrente em todos os episódios. Ela evoluiu, mas nunca perdeu sua essência", conclui.

Atualmente, a youtuber conta com uma playlist de milhares de músicas nos mais diversos estilos, como reggae, country music, dance e música clássica. Um dos episódios que destacam a adaptação do tema central em diferentes formas é o que mostra a adolescente pintada por artistas como Pablo Picasso, Van Gogh, Banksy, Andy Warhol, Tarsila do Amaral e Joan Miró. Para cada obra de arte, a música foi elaborada de acordo com o estilo da época. Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=L7FlThxp0bo

Um ano de Any Malu Show no Cartoon Network

O sucesso entre crianças e adolescentes nas plataformas da web deu à personagem a possibilidade de pular das telas de computadores, tablets e celulares e "invadir" a televisão. A influenciadora chamou a atenção da Turner, detentora do canal Cartoon Network, e, desde maio de 2020, apresenta o Any Malu Show, também em toda a América Latina. A segunda temporada estreou em 2 de março deste ano com 13 novos episódios, que vão ao ar toda terça-feira, às 17h45, até o dia 25 de maio.

Segundo Marcelo Pereira, diretor executivo e um dos sócios do Combo Estúdio, a personagem foi criada de uma forma que os adolescentes se identificassem. "Criamos a Any Malu em 2015 com a intenção de que ela fosse um portfólio para mostrar a qualidade da produção do Combo Estúdio. Fizemos alguns vídeos curtos e interativos e, aos poucos, ela foi fazendo sucesso nas mídias sociais. Any Malu é divertida, brincalhona e teve uma repercussão muito positiva no Cartoon", diz.

Só no ano passado, o canal no YouTube ganhou quase 500 mil novos inscritos, e o Tik Tok oficial, criado há pouco menos de um ano, também tem uma abrangência incrível: já passa de 1 milhão de inscrições.

Sobre o Combo Estúdio

O Combo Estúdio foi criado no Rio de Janeiro, em 2015, como uma produtora de ilustração e animação 2D e se tornou referência em seu campo de atuação. Comandado pelos sócios Marcelo Pereira e Vitor Campos, transita nas mais diversas mídias, oferecendo serviços em todos os estágios da produção: criação de personagens, roteiro, storyboard, animação, dublagem, sonorização, edição e pós-produção. Também atua na área de animação para web e desenvolvimento de aplicativos e jogos. Com grandes parceiros, como Cartoon Network, Netflix, Disney e Google, produziu grandes sucessos, como Any Malu e Super Drags. Com a sua expertise, também criou o "Curso de Animação e Rig Combo Estúdio", uma formação exclusiva e 100% on-line, dividida em 19 disciplinas e 61 aulas que, do básico ao avançado, transforma os alunos em verdadeiros animadores.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato