Vencedor do Kikito, "Portuñol" estreia no Canal Brasil

Divulgação

Premiado como melhor longa gaúcho no Festival de Cinema de Gramado de 2020, o documentário ''Portuñol'' (2020), com roteiro e direção de Thais Fernandes, estreia no Canal Brasil na terça, dia 01/06, às 20h45. O filme registra as fusões das línguas portuguesa e espanhola, além do guarani, nas regiões fronteiriças do Brasil com os países vizinhos. Dessa mistura de culturas, nasce o “portuñol” que compõe a identidade dos moradores destes territórios.

Em 2017 e 2018, Thais e sua equipe percorreram cidades brasileiras que fazem fronteiras com Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai e se propuseram a conversar com a população local. Sem pré-entrevistas, a diretora registrou os encontros com músicos, comerciantes, acadêmicos, poetas, entre outros que foi conhecendo durante a viagem. Com argumento de Jéssica Luz, o documentário propõe investigar a relação entre essa mistura de idiomas e o dia a dia da América Latina, mas acaba interferindo também em uma discussão sobre fronteira. As línguas que se encontram nos territórios se fundem à cultura dessas regiões e a fronteira se torna um mero conceito abstrato que não se aplica à realidade.

Portuñol (2020) (70’)
INÉDITO e EXCLUSIVO
Horário: terça, dia 01/06, às 20h45
Classificação: Livre
Direção:  Thais Fernandes
Reapresentações: quinta, dia 03/06, às 11h45 e segunda, dia 07/06, às 7h.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem