Aparecida Debate mostra como anda o processo de ''Adoção'' no Brasil

Reprodução

O Aparecida Debate desta semana vai falar sobre um tema social de extrema importância: ''Adoção''. O programa da TV Aparecida, que será exibido nesta terça-feira (29/06), às 22h45, traz à luz o processo para se conseguir o direito legal de ter um filho do coração e as estatísticas sobre essa ação. O jornalista Guilherme Machado entrevista dois especialistas que vão dar vários esclarecimentos.  

Segundo levantamento da produção, dados do Conselho Nacional de Justiça mostram que no Brasil existem mais de 30 mil crianças em situação de acolhimento. Dessas, aproximadamente cinco mil estão aptas para serem adotadas. E que o número é bem menor do que a fila de pessoas que querem adotar: cerca de 46 mil. O programa vai levantar a seguinte questão: por que essa conta não fecha? A resposta pode estar nas exigências das famílias? 

Ainda segundo dados apurados pelo programa, o perfil das crianças buscado pelos pais e pelas mães é restrito: 14% só adotam crianças brancas. Mais da metade aceita apenas crianças com até quatro anos de idade e seis em cada dez não adotariam alguém com alguma doença. 
A pandemia trouxe ainda mais desafios para esse cenário: como ficam as crianças órfãs de pais que perderam a vida por causa do novo coronavírus? Quais as políticas públicas que precisarão ser revistas para adequar o país a essa nova realidade? 
Para ajudar a responder essas e outras questões, o Aparecida Debate contará com a participação virtual de Iberê de Castro Dias, Juiz da Vara da Infância e da Juventude, de Guarulhos (SP) e membro da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele também é  do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, o Condepe. 

Também participa do debate, Soraya Kátia Rodrigues Pereira, psicóloga e presidente da ONG Aconchego, instituição que há décadas promove ações em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento. 

Aparecida Debate, terça-feira, às 22h45 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato