Como colocar os jovens de volta na escola? Experiências e políticas públicas para o enfrentamento da evasão escolar entre jovens são tema de debate

Divulgação

Em torno de 680 mil jovens de 15 a 17 anos (7,1%) estavam fora da escola sem ter concluído a educação básica, em 2019, de acordo com o IBGE. Em 2020, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, 10,8% dos estudantes do Ensino Médio informaram ter abandonado os estudos. Quais os caminhos para manter o vínculo dos estudantes com as escolas? Que iniciativas existentes apresentam bons resultados no enfrentamento ao abandono e à evasão escolar?

A desigualdade educacional e as estratégias para combater a evasão escolar - um desafio histórico que vem se agravando no contexto de pandemia - serão tema da nova edição do encontro virtual Classes Abertas, no próximo dia 8, no YouTube do Canal Futura. Gratuito e aberto ao público, o debate deste mês propõe um diálogo entre as experiências do Brasil e de Portugal.

Com o tema "Evasão escolar: Jovens de volta à escola", o encontro recebe Pedro Cunha, diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento, da Fundação Calouste Gulbenkian de Portugal - com experiência em políticas públicas, foi subdiretor-geral da Educação em Portugal, responsável por programas nacionais de inovação e promoção da inclusão e do sucesso escolar - e a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, que já comandou a secretaria de Educação de Rondônia e é especialista em gestão escolar. A mediação é da diretora do Instituto Reúna, Katia Smole, ex-secretária de Educação Básica no Ministério da Educação (MEC).

Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, a série Classes Abertas - lançada no Dia da Educação, em abril - promoverá encontros virtuais mensais, com base na agenda da educação e os desafios contemporâneos, trazendo temas voltados especialmente para professores, estudantes e suas interfaces com profissionais do campo da comunicação, das artes, da cultura digital e dos direitos humanos, além do público em geral.

CLASSES ABERTAS
Evasão Escolar: Jovens de volta à escola
Dia 8 de junho, às 18h

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato