EBC recria cenas da primeira novela do Brasil

Divulgação

Nesta segunda-feira, dia 21, a TV Brasil e as Rádios EBC levam ao ar a recriação de cenas da primeira radionovela brasileira: “Em Busca da Felicidade”, sucesso de audiência na Rádio Nacional em 1941. A cena principal tem duração de três minutos e 40 segundos, já as cenas adaptadas no formato de interprograma duram aproximadamente um minuto e serão exibidas a partir das 20h na Rádio Nacional (RJ), TV Brasil, Rádio MEC e perfis dos veículos EBC nas redes sociais.

Fruto de uma parceria entre as Rádios EBC e a TV Brasil, o projeto celebra os 80 anos dessa obra pioneira na dramaturgia do Brasil. Para resgatar a linguagem típica da radionovela, os coordenadores de produção Waldecir de Oliveira e Bruno Barros, que dirigiram a cena, recorreram a elementos cênicos da época, como um narrador (Octavio Vargas) introduzindo e encerrando os episódios, bem como efeitos sonoros produzidos em tempo real pelo sonoplasta Bruno de Souza.

Para levar o formato da radionovela à TV, os atores precisaram contracenar diante de câmeras, cenários e com figurinos de época. As gravações ocorreram no começo deste mês no Museu da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e o elenco interpretou o texto original que foi ao ar nos anos 1940.

Na novela, Alice (agora na voz da atriz Amanda Tamarozzi) é a filha de um casal rico, mas que descobre ter a empregada doméstica da família como mãe biológica.

Os registros sonoros da versão original, gravados em acetato à base de vidro, não resistiram ao tempo, mas parte do roteiro continua preservada no Acervo da EBC e recebeu o certificado do Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os equipamentos usados para a gravação também fazem parte da história da dramaturgia no Brasil. O Estúdio de Rádio-Teatro Victor Costa ficava no Edifício A Noite, onde a Rádio Nacional funcionou no período de grande sucesso de suas radionovelas.

O Diretor de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação, Denilson Morales, destaca que o resgate histórico só foi possível graças ao engajamento de todas as áreas da Empresa, que se envolveram a partir do entendimento e decisão da direção em recriar a estrutura física em forma de museu da Rádio, que recompôs, de forma minuciosa, a estrutura que ficava no antigo prédio do edifício A Noite. “A EBC entende que ‘contar’ a história de uma cena da ‘Em Busca da Felicidade’ está em sinergia com o consumo de teledramaturgia nos dias de hoje, a qual temos em nossas grades de programação”, explica.

Primeira história seriada do rádio brasileiro, "Em Busca da Felicidade" foi idealizada pelo escritor cubano Leandro Blanco. No elenco original estavam nomes como Zezé Fonseca, Iara Sales, Rodolfo Maier, Isis de Oliveira, Floriano Faissal, Saint Clair Lopes e Brandão Filho. A radionovela foi sucesso em todo o território brasileiro entre 1941 e 1943.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem