Divulgação Curta! |
A cantora Marisa Monte e os bastidores da turnê ''Universo Particular'' se revelam ao público através do documentário ''Infinito Ao Meu Redor'', que acaba de chegar ao Curta!. O longa, dirigido por Vicente Kubrusly, mostra a intimidade da artista através de um relato em primeira pessoa. Enquanto reflete sobre a própria profissão, Marisa vivencia a experiência de viajar entre 17 países com seu show, visto por mais de 750 mil pessoas.
Do esplendor do palco à correria das viagens, além da calorosa reação do público e da recepção da imprensa por onde passa, Marisa se mostra múltipla: compõe, canta, administra os desafios trazidos pela fama e a própria vida pessoal. Relembra sua adolescência e retoma as origens de sua ligação com a música, ao mesmo tempo que celebra o presente enquanto comemora mais um aniversário.
Foram mais de 500 horas de trabalho filmadas entre o lançamento simultâneo de “Universo ao Meu Redor” e “Infinito Particular” — os álbuns que deram origem ao show — e a apresentação final, dois anos depois, em 2008. Ainda que foque neste espetáculo, o filme também relembra de outros momentos dos 20 anos da carreira de Marisa, recém-completados na época.
Além de ponderações sobre o show business, “Infinito ao Meu Redor” mostra a vida de uma artista completa: entre o glamour e a simplicidade, entre a multidão de fãs, os amigos e a solidão da estrada. A exibição é na Segunda da Música, 28 de junho, às 22h30.
Heitor Augusto, crítico de cinema, debate representatividade negra e LGBTQ+ na sétima arte
A experiência e as reflexões de Heitor Augusto, crítico e curador de cinema, configuram o episódio da semana de “Palavra Crítica”, em exibição no Curta!. Heitor é especializado em cinema negro e realiza trabalhos e estudos sobre o universo queer na sétima arte. Sua participação na série é centrada nas questões da representatividade nos filmes.
Com produção da Opara Filmes, e direção de Thiago Leitão, “Palavra Crítica” põe o cinema em observação através do olhar de 12 grandes nomes da crítica brasileira; cada episódio apresenta um deles. Além de Heitor Augusto, a série entrevista ainda Luiz Zanin, Ângela Prysthon, João Batista, Luiz Joaquim, Ernesto Barros, Celso Marconi, Marcelo Lyra, Marcelo Ikeda, Alexandre Figueirôa, Carol Almeida e José Geraldo Couto. A exibição do episódio é na Quarta do Cinema, 30 de junho, às 22h.
Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 28/06
22h30 – ''Infinito ao Meu Redor'' (Documentário)
“Infinito ao Meu Redor” é um documentário sobre a cantora brasileira Marisa Monte filmado durante a turnê mundial “Universo Particular”. Foi lançado como quinto álbum de vídeo da artista com um CD bônus incluindo nove músicas em novembro de 2008. Ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Melhor DVD. Direção: Vicente Kubrusly. Duração: 72 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de junho, terça-feira, às 02h30 e 16h30; 30 de junho, quarta-feira, às 10h30; sábado, às 22h40; 3 de julho, domingo, às 15h35.
Terça das Artes - 29/06
20h30 – ''O Legado de Merce Cunningham'' (Documentário)
O documentário mostra a extraordinária carreira de Merce Cunningham, o grande coreógrafo americano, e a batalha pela preservação de sua herança. Como garantir que seu trabalho viva, apesar de sua morte e do rompimento de sua companhia de dança? Advogados, curadores, dançarinos, músicos, arquivistas e professores de dança unem forças e enfrentam o desafio de implementar um plano de trabalho elaborado pelo coreógrafo antes de sua morte. Direção: Marie-Hélène Rebois Duração: 52 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 30 de junho, quarta-feira, às 00h30 e às 14h30; 1 de julho, quinta-feira, às 8h30; 3 de julho, sábado, às 20h10.
Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 30/06
22h – "Palavra Crítica'' (Série) – Ep. ''Heitor Augusto''
O debate sobre representatividade e acolhimento no cinema, em especial o cinema negro e LGBTQ+, as imagens e a representação do que exibimos nas telas são temas discutidos neste episódio da série “Palavra Crítica”. Diretor: Tiago Leitão. Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 1 de julho, quinta-feira, às 02h e 16h; 2 de julho, sexta-feira, às 10h; 3 de julho, sábado, às 21h10;
Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 1/07
21h - ''Leonardo da Vinci - O Homem Universal'' (Documentário)
Como foi possível um único homem pintar a “Mona Lisa”, conceber o rolamento de esferas e dar a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, este documentário responderá a essas perguntas e muito mais, reunindo pistas graças à pesquisa de campo e aos encontros com destacados especialistas. Direção: François Bertrand. Diretor: François Bertrand. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 2 de julho, sexta-feira, às 1h; 5 de julho, segunda-feira, às 1h.
Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 2/07
20h – ''Guerras do Brasil'' (Série) - Episódio: ''As Guerras de Palmares''
A história do Brasil colonial tem como um de seus episódios mais relevantes a escravidão. Cerca de 12 milhões de negros foram tirados de suas terras e trazidos como escravos para trabalhar no Brasil. O segundo episódio da série “Guerras do Brasil” conta como, durante o período da escravidão, negros de todas as etnias, em busca de liberdade, fugiram dos engenhos para se refugiarem em quilombos. Surgiram, então, o Quilombo dos Palmares e várias comunidades afro-indígenas, combatidos pela coroa portuguesa. Diretor: Luiz Bolognesi. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 3 de julho, sábado, às 00h; 4 de julho, domingo, às 8h50.
Sábado – 3/07
22h30 – ''Person'' (Documentário)
Através de entrevistas com amigos, familiares e pessoas que trabalharam com o cineasta paulista Luiz Sérgio Person, sua filha, Marina, busca descobrir algo mais do que datas e dados biográficos. Diretor: Marina Person. Duração: 76 min. Classificação: Livre.
Domingo – 4/07
19h15 – ''Uruguai na Vanguarda'' (Documentário)
História de como os movimentos sociais no Uruguai colocaram na agenda do presidente José Mujica reivindicações como a legalização da maconha, o matrimônio igualitário, o aborto e a lei de cotas para afrodescendentes, assuntos que posicionam o país na vanguarda da luta pela justiça social no século XXI. Diretor: Marco Antonio Pereira. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos. Duração: 71 min. Classificação: Livre.
Tags
Programação