Marisa Monte por trás dos palcos: artista se revela em 'Infinito Ao Meu Redor'

Divulgação Curta!

A cantora Marisa Monte e os bastidores da turnê ''Universo Particular'' se revelam ao público através do documentário ''Infinito Ao Meu Redor'', que acaba de chegar ao Curta!.  O longa, dirigido por Vicente Kubrusly, mostra a intimidade da artista através de um relato em primeira pessoa. Enquanto reflete sobre a própria profissão, Marisa vivencia a experiência de viajar entre 17 países com seu show, visto por mais de 750 mil pessoas.

Do esplendor do palco à correria das viagens, além da calorosa reação do público e da recepção da imprensa por onde passa, Marisa se mostra múltipla: compõe, canta, administra os desafios trazidos pela fama e a própria vida pessoal. Relembra sua adolescência e retoma as origens de sua ligação com a música, ao mesmo tempo que celebra o presente enquanto comemora mais um aniversário.

Foram mais de 500 horas de trabalho filmadas entre o lançamento simultâneo de “Universo ao Meu Redor” e “Infinito Particular” — os álbuns que deram origem ao show — e a apresentação final, dois anos depois, em 2008. Ainda que foque neste espetáculo, o filme também relembra de outros momentos dos 20 anos da carreira de Marisa, recém-completados na época.

Além de ponderações sobre o show business, “Infinito ao Meu Redor” mostra a vida de uma artista completa: entre o glamour e a simplicidade, entre a multidão de fãs, os amigos e a solidão da estrada. A exibição é na Segunda da Música, 28 de junho, às 22h30.

Heitor Augusto, crítico de cinema, debate representatividade negra e LGBTQ+ na sétima arte

A experiência e as reflexões de Heitor Augusto, crítico e curador de cinema, configuram o episódio da semana de “Palavra Crítica”, em exibição no Curta!. Heitor é especializado em cinema negro e realiza trabalhos e estudos sobre o universo queer na sétima arte. Sua participação na série é centrada nas questões da representatividade nos filmes.

Com produção da Opara Filmes, e direção de Thiago Leitão, “Palavra Crítica” põe o cinema em observação através do olhar de 12 grandes nomes da crítica brasileira; cada episódio apresenta um deles. Além de Heitor Augusto, a série entrevista ainda Luiz Zanin, Ângela Prysthon, João Batista, Luiz Joaquim, Ernesto Barros, Celso Marconi, Marcelo Lyra, Marcelo Ikeda, Alexandre Figueirôa, Carol Almeida e José Geraldo Couto. A exibição do episódio é na Quarta do Cinema, 30 de junho, às 22h.  

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 28/06

22h30 – ''Infinito ao Meu Redor'' (Documentário)

“Infinito ao Meu Redor” é um documentário sobre a cantora brasileira Marisa Monte filmado durante a turnê mundial “Universo Particular”. Foi lançado como quinto álbum de vídeo da artista com um CD bônus incluindo nove músicas em novembro de 2008. Ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Melhor DVD. Direção: Vicente Kubrusly. Duração: 72 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de junho, terça-feira, às 02h30 e 16h30; 30 de junho, quarta-feira, às 10h30; sábado, às 22h40; 3 de julho, domingo, às 15h35.

Terça das Artes - 29/06

20h30 – ''O Legado de Merce Cunningham'' (Documentário)

O documentário mostra a extraordinária carreira de Merce Cunningham, o grande coreógrafo americano, e a batalha pela preservação de sua herança. Como garantir que seu trabalho viva, apesar de sua morte e do rompimento de sua companhia de dança? Advogados, curadores, dançarinos, músicos, arquivistas e professores de dança unem forças e enfrentam o desafio de implementar um plano de trabalho elaborado pelo coreógrafo antes de sua morte. Direção: Marie-Hélène Rebois Duração: 52 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 30 de junho, quarta-feira, às 00h30 e às 14h30; 1 de julho, quinta-feira, às 8h30; 3 de julho, sábado, às 20h10.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 30/06

22h – "Palavra Crítica'' (Série) – Ep. ''Heitor Augusto''

O debate sobre representatividade e acolhimento no cinema, em especial o cinema negro e LGBTQ+, as imagens e a representação do que exibimos nas telas são temas discutidos neste episódio da série “Palavra Crítica”.  Diretor: Tiago Leitão. Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 1 de julho, quinta-feira, às 02h e 16h; 2 de julho, sexta-feira, às 10h; 3 de julho, sábado, às 21h10;

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 1/07

21h - ''Leonardo da Vinci - O Homem Universal'' (Documentário)

Como foi possível um único homem pintar a “Mona Lisa”, conceber o rolamento de esferas e dar a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, este documentário responderá a essas perguntas e muito mais, reunindo pistas graças à pesquisa de campo e aos encontros com destacados especialistas.  Direção: François Bertrand. Diretor: François Bertrand. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 2 de julho, sexta-feira, às 1h; 5 de julho, segunda-feira, às 1h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 2/07

20h – ''Guerras do Brasil'' (Série) - Episódio: ''As Guerras de Palmares''

A história do Brasil colonial tem como um de seus episódios mais relevantes a escravidão. Cerca de 12 milhões de negros foram tirados de suas terras e trazidos como escravos para trabalhar no Brasil. O segundo episódio da série “Guerras do Brasil” conta como, durante o período da escravidão, negros de todas as etnias, em busca de liberdade, fugiram dos engenhos para se refugiarem em quilombos. Surgiram, então, o Quilombo dos Palmares e várias comunidades afro-indígenas, combatidos pela coroa portuguesa. Diretor: Luiz Bolognesi. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 3 de julho, sábado, às 00h; 4 de julho, domingo, às 8h50.

Sábado – 3/07

22h30 – ''Person'' (Documentário)

Através de entrevistas com amigos, familiares e pessoas que trabalharam com o cineasta paulista Luiz Sérgio Person, sua filha, Marina, busca descobrir algo mais do que datas e dados biográficos. Diretor: Marina Person. Duração: 76 min. Classificação: Livre. 

Domingo – 4/07

19h15 – ''Uruguai na Vanguarda'' (Documentário)

História de como os movimentos sociais no Uruguai colocaram na agenda do presidente José Mujica reivindicações como a legalização da maconha, o matrimônio igualitário, o aborto e a lei de cotas para afrodescendentes, assuntos que posicionam o país na vanguarda da luta pela justiça social no século XXI. Diretor: Marco Antonio Pereira. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos. Duração: 71 min. Classificação: Livre. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato