Repórter Eco mostra projeto lançado por Gisele Bündchen para crianças criarem espaços verdes

Divulgação

Neste domingo (13/6), o Repórter Eco apresenta reportagens que destacam projetos para resgatar a conexão do ser humano com a natureza, combater o cenário da emergência climática e a arte em forma de fotografia que captura a riqueza cultural dos índios Yanomami ao longo de quatro décadas. Com apresentação de Márcia Bongiovanni, a edição inédita vai ao ar a partir das 18h, na TV Cultura.

O programa inicia com uma reportagem sobre um projeto socioambiental trazido ao Brasil por meio de uma parceria entre a modelo Gisele Bündchen e o Instituto Alana. A metodologia criada pelo peruano Joaquín Leguía é a base do projeto educacional já reconhecido pela Unesco, "Tinis - Terra de Crianças", que tem como fonte a memória afetiva da natureza e o plantio. Basta um pequeno espaço cedido em casa ou três vasos perto de uma janela para que se plante a "sementinha de consciência, de amor, de reconexão, para relembrar as crianças que nós somos a natureza." como diz a modelo.

A edição exibe uma outra reportagem sobre a pressão gerada pelos brasileiros em cima do Congresso Nacional para que se ratifique a chamada Emenda de Kigali, que integra o protocolo de Montreal e é um dos acordos internacionais desenvolvidos para o combate das mudanças climáticas. A reportagem escuta Rodrigo Agostinho, deputado pelo PSB-SP e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso; Sérgio Leitão, diretor do Instituto Escolhas e outras autoridades.

Para finalizar, o Repórter Eco mostra a exposição da renomada fotógrafa Cláudia Andujar, responsável por capturar ao longo de quatro décadas as riquezas culturais da etnia Yanomami. Suas duas exposições, na Galeria Vermelha em São Paulo, que mostram ameaças, resistência e a luta constante pela sobrevivência do povo que vive na floresta amazônica. "Eu acho que qualquer povo no mundo que não consegue se defender vai desaparecer e é a mesma coisa com os yanomamis", comenta a fotógrafa ao falar sobre suas obras.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem