Roberto Menescal e a revolução da bossa nova, no Persona da TV Cultura

Divulgação Beatriz Girão

O Persona deste domingo (27/6) conta com a presença de Roberto Menescal. Conhecido como um dos mestres da bossa nova, o artista conta como ele cresceu nesse ramo e como desenvolveu, junto a outros nomes da música brasileira, esse ritmo único e contagiante que é a bossa nova. Comandado por Atilio Bari e Chris Maksud, o programa vai ao ar a partir das 21h, na TV Cultura.

Nascido em Vitória (Espirito Santo) em uma família de arquitetos, o desejo era que Menescal seguisse na carreira de engenheiro, mas desde o seu primeiro contato com a música, que começou com uma gaitinha Do Ré Mi, ele foi se apaixonando pela arte da composição. Mas só investiu na carreia de músico depois de conselhos que recebeu do próprio Tom Jobim quando adolescente.

Ao longo da conversa, Roberto cantarola trechos de canções históricas da música popular brasileira e conta, com um olhar único de quem acompanhou a criação delas, como foram desenvolvidas. Ele revela que se toca bossa nova baixinho, pois o objetivo era não atrapalhar os vizinhos nos ensaios de madrugada. "A gente queria tocar o samba, mas o samba moderno", conta o músico sobre o desenvolvimento de gênero musical.

Entre anedotas e risadas, Menescal conta diversas histórias para Cris e Atilio, de como ele conheceu João Gilberto e Villa Lobos, e como ele quase recusou um convite para tocar no Carnegie Hall, em Nova York, por causa de uma viagem de pesca que já estava marcada com seus amigos, mas que rendeu no primeiro concerto de bossa nova no exterior. "A gente ouvia muito jazz e muita música dos musicais americanos e lá tinha uma harmonia mais moderna", conta Roberto sobre as influências da bossa nova.

O Persona ainda apresenta depoimentos de pessoas que fazem parte da vida do músico. Entre eles: Carlos Lyra, Bruna Fonte, Marcos Valle, Fernanda Takai e Paulo Coelho.

Além do quadro Saiba Mais Sobre a Persona, o Mestre do Persona conta sobre a trajetória de Tom Jobim, uma das maiores inspirações de Menescal.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem