Seriado Brasil 2050 desta sexta na TV Brasil aborda o desenvolvimento humano

Divulgação

O episódio desta semana da série documental Brasil 2050 é pautado pelo tema do desenvolvimento humano, com destaque para casos de sucesso no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. A atração vai ao ar na sexta-feira (18), às 15h30, na TV Brasil.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o desenvolvimento humano é aquele que situa as pessoas no centro do progresso, promovendo a realização do seu potencial, o aumento de suas possibilidades e a liberdade de viver a vida que elas desejam.

Durante o documentário, são apresentados dois projetos bem-sucedidos nesta área. Um deles é o Rio Cidade Sustentável, que oferece diversos cursos de formação em construção civil e horticultura urbana nas comunidades Chapéu Magueira e Babilônia, no Rio de Janeiro.

As ações do Rio Cidade Sustentável foram definidas em conjunto com os moradores, considerando as prioridades que eles próprios apontaram. Ao todo, foram ouvidos os chefes de família de 40% das cerca de 1.200 casas. A linha de trabalho tem o foco na busca da independência das comunidades, com soluções que gerem o censo de propriedade, o desenvolvimento socioeconômico local e a inserção das comunidades no contexto urbano.

Já o Projeto Veredas, que reúne tecelãs do Vale do Urucuia em Minas Gerais, promove capacitação e gera renda em artesanato. Com sede localizada na cidade de Arinos, o projeto é composto por oito núcleos produtivos distribuídos entre os municípios de Natalândia, Sagarana/Arinos, Bonfinópolis de Minas, Riachinho, Serra das Araras/Chapada Gaúcha, Urucuia, Uruana de Minas e Arinos.

Organizado em uma rede solidária de produção, com aproximadamente 100 artesãos, o Projeto Veredas revitalizou a fiação e a tecelagem do noroeste de Minas Gerais. Todos os produtos são confeccionados de forma ecologicamente correta, explorando riquezas e recursos naturais e culturais da região. 

Os 13 episódios que compõem a primeira temporada do seriado Brasil 2050 percorrem o território nacional para traçar um mapa dos projetos e iniciativas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil. São ações que servem de inspiração para a construção de um país socialmente mais justo, ambientalmente responsável e economicamente viável. 
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem