Série sobre migrantes e refugiados estreia no Dia do Refugiado no Canal Futura

Divulgação 

As histórias de vida de migrantes e refugiados no Brasil formam o eixo central de Ser Brasil - migrantes e refugiados, série de 9 episódios documentais, em seis idiomas, com estreia em 20 de junho - Dia Mundial dos Refugiados -, na programação nacional do Canal Futura e plataforma Canais Globo.

Pelas ruas de São Paulo, Félix Morales narra a sua experiência, quando em 1998 veio do Peru para trabalhar em torres de energia, em regime análogo ao de escravo. Marry Alnakola é uma jovem aprendendo a ser brasileira. Refugiada da guerra da Síria, ela vendia doces nas ruas de Curitiba. Hoje cursa faculdade de direito, depois de ter acesso a cursos de Jovem Aprendiz.

Em Ser Brasil, histórias tão diversas mostram que o Brasil nunca deixou de ser uma terra almejada por muitos povos e origens. Mas pouco sabemos como é a vida dos novos migrantes e refugiados que aqui chegam, em busca de trabalho decente e chances de recomeço. Pessoas do Haiti, Peru, Síria, Venezuela e Bolívia integram as narrativas, com versões em português, espanhol, creole, francês, árabe e inglês.

Com formato híbrido de websérie e tevê, a série Ser Brasil faz parte de um amplo projeto promovido conjuntamente pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Os episódios são de curta duração (3’45" cada). Em cada narrativa, são contadas as histórias das personagens; ao final, especialistas passam orientações sobre a direitos e a legislação brasileira, além de canais de ajuda e denúncias.

Os enredos documentais abordam temas como o trabalho infantil, trabalho análogo ao de escravo e tráfico de pessoas. Também são mostradas experiências de superação e de inserção de migrantes e refugiados em programas de aprendizagem profissional.

A linguagem visual da série cruza estéticas do vídeo-documental e da fotografia, em diálogo com o conceito do retrato clássico. A produção da série é da produtora TranseLab, com direção de André Costantin e produção executiva de Daniel Herrera.

SER BRASIL - MIGRANTES E REFUGIADOS
Canal Futura
Os trabalhos e os sonhos de migrantes e refugiados que buscam uma nova vida no Brasil.

Pré-estreia dia 20 de junho, às 17h15 (exibição especial dos 9 episódios).
Exibição semanal dos episódios da série, a partir de 25 de junho:
- Estreias às sextas, às 21h30.
- Reprises aos domingos, 14h30; às terças, 2h30

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato