Trama finlandesa que reflete sobre a saúde mental dos jovens, 'Mental' chega à programação do Film&Arts

Divulgação

As noites das Terças-Nórdicas, bloco dedicado a dramas em climas gélidos, nunca mais serão às mesmas. Chega à programação do Film&Arts, no próximo dia 15/06, às 21h, a produção finlandesa 'Mental'. A trama dirigida por Teemu Nikki (“Lovemilla”), acompanha jovens internados em um hospital psiquiátrico, e foi escrita conjuntamente com uma equipe de especialistas em doenças mentais, guiando a ficção por um caminho verossímil.

Com narrativas curtas, de oito a 12 minutos de duração, a trama exibida de quatro em quatro episódios todas as terças-feiras, acompanha a história dos jovens Papillon (Elias Westerberg), Nightingale (Eveliina Hotti), Hyde (Anssi Niemi) e Branca de Neve (Anna Böhm).

O protagonista do grupo de jovens, Papillon, tem 17 anos, e conviveu com um pai violento. O personagem encontra uma saída da realidade ao abusar de substâncias químicas, mas acaba sendo levado a enfermaria fechada de um hospital psiquiátrico, por conta de um surto psicótico. Nightingale é uma estudante de enfermagem está na casa dos 20 anos e cresceu em uma família sueca. Sendo uma alma criativa do grupo, ela muitas vezes á criticada e intimidada, até mostrar os primeiros sinais de sua esquizofrenia. Maníaco-depressivo, Hyde às vezes está no topo do mundo e em outras deseja morrer, e por conta das oscilações emocionais é levado até a ala de enfermagem do hospital psiquiátrico. Já Branca de Neve sofre da síndrome da boa menina, a jovem busca constantemente a aprovação dos que estão ao seu redor.

Jani Pösö, produtor e roteirista da história afirma “a narrativa foi desenvolvida a partir de relatos coletados de pacientes reais, que contaram sobre suas vidas por meio do serviço de chat Sekasin247, coordenado por profissionais da saúde mental, que auxiliam na discussão. Escrevemos o formato com a Yle (Televisão Pública Finlandesa) após a primeira temporada, e isso envolveu usar nosso roteiro e nossa história como base, mas cada país adquire seus próprios especialistas em saúde mental e monitora localmente como os problemas de saúde mental dos jovens ".

"Mental" é uma produção de três temporadas. A primeira acompanha o que acontece por dentro de uma enfermaria fechada de um hospital psiquiátrico, como o sistema trata o paciente e quando tudo pode dar errado no processo. A segunda temporada é desenvolvida no processo externo de reabilitação, quando recebem alta. Em uma terceira temporada, o enfoque da trama é o ponto de vista de imigrantes sobre a saúde mental.

A série ''Mental'' também pode ser encontrada nas plataformas de VoD dos operadores de TV paga que oferecem o Film&Arts em seu pacote – a disponibilidade pode variar em cada operadora.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato