Trama finlandesa que reflete sobre a saúde mental dos jovens, 'Mental' chega à programação do Film&Arts

Divulgação

As noites das Terças-Nórdicas, bloco dedicado a dramas em climas gélidos, nunca mais serão às mesmas. Chega à programação do Film&Arts, no próximo dia 15/06, às 21h, a produção finlandesa 'Mental'. A trama dirigida por Teemu Nikki (“Lovemilla”), acompanha jovens internados em um hospital psiquiátrico, e foi escrita conjuntamente com uma equipe de especialistas em doenças mentais, guiando a ficção por um caminho verossímil.

Com narrativas curtas, de oito a 12 minutos de duração, a trama exibida de quatro em quatro episódios todas as terças-feiras, acompanha a história dos jovens Papillon (Elias Westerberg), Nightingale (Eveliina Hotti), Hyde (Anssi Niemi) e Branca de Neve (Anna Böhm).

O protagonista do grupo de jovens, Papillon, tem 17 anos, e conviveu com um pai violento. O personagem encontra uma saída da realidade ao abusar de substâncias químicas, mas acaba sendo levado a enfermaria fechada de um hospital psiquiátrico, por conta de um surto psicótico. Nightingale é uma estudante de enfermagem está na casa dos 20 anos e cresceu em uma família sueca. Sendo uma alma criativa do grupo, ela muitas vezes á criticada e intimidada, até mostrar os primeiros sinais de sua esquizofrenia. Maníaco-depressivo, Hyde às vezes está no topo do mundo e em outras deseja morrer, e por conta das oscilações emocionais é levado até a ala de enfermagem do hospital psiquiátrico. Já Branca de Neve sofre da síndrome da boa menina, a jovem busca constantemente a aprovação dos que estão ao seu redor.

Jani Pösö, produtor e roteirista da história afirma “a narrativa foi desenvolvida a partir de relatos coletados de pacientes reais, que contaram sobre suas vidas por meio do serviço de chat Sekasin247, coordenado por profissionais da saúde mental, que auxiliam na discussão. Escrevemos o formato com a Yle (Televisão Pública Finlandesa) após a primeira temporada, e isso envolveu usar nosso roteiro e nossa história como base, mas cada país adquire seus próprios especialistas em saúde mental e monitora localmente como os problemas de saúde mental dos jovens ".

"Mental" é uma produção de três temporadas. A primeira acompanha o que acontece por dentro de uma enfermaria fechada de um hospital psiquiátrico, como o sistema trata o paciente e quando tudo pode dar errado no processo. A segunda temporada é desenvolvida no processo externo de reabilitação, quando recebem alta. Em uma terceira temporada, o enfoque da trama é o ponto de vista de imigrantes sobre a saúde mental.

A série ''Mental'' também pode ser encontrada nas plataformas de VoD dos operadores de TV paga que oferecem o Film&Arts em seu pacote – a disponibilidade pode variar em cada operadora.

Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem